09 / fev / 2024
Estratégia
6 MIN.

Quem define as categorias do seu site?

Juliano Bitencourt

Head de On-page - Gear SEO

Quem define as categorias do seu site?
Sumário

Imagine a seguinte situação: você acabou de ingressar em uma organização como profissional de SEO e está no começo da reestruturação de um e-commerce. Em conversas com a equipe, você percebe que toda a categorização do site é feita pela equipe comercial, utilizando o critério de analisar a concorrência e estudar o catálogo de produtos dos fornecedores.

O cenário descrito acima é bastante comum e, além desse exemplo, poderíamos utilizar outros:

• O dono da empresa é quem define como será a categorização do site com base na experiência e em critérios próprios;
• É realizada uma reunião entre todos os departamentos para definir qual será a categorização ideal para o e-commerce;
• O departamento de TI já configura as categorias e subcategorias de acordo com o sortimento de produtos;

No geral, esse é o tipo de categorização baseado em critérios próprios ou por meio de análises de mercado. Aqui, não estamos considerando as abordagens acima erradas, porém, há outros critérios mais eficientes para criar a taxonomia de um e-commerce.

Taxonomia do ponto de vista de SEO

Aqui, na Gear SEO, temos uma premissa muito forte sobre o seguinte critério: “Nenhuma URL COMERCIAL será criada sem uma palavra-chave com volume de busca que justifique a sua criação.” Isso é importante pois somente dessa forma conseguimos garantir que, de fato, existem pessoas buscando por aquele termo na internet. Pode parecer radical da nossa parte, mas, quando mencionamos essa citação, automaticamente definimos um responsável por essa tarefa, que é a equipe ou profissional de SEO.

Não estamos dizendo que o profissional de SEO será o único responsável por essa tarefa, mas, no final, é ele quem validará toda a categorização de um site. Essa etapa é importante porque o profissional de SEO garantirá que para cada categoria ou subcategoria, teremos uma palavra-chave com um volume de busca.

Por onde começar?

Uma vez estabelecido que o profissional de SEO será o responsável pela criação de uma nova arborescência para o e-commerce da organização, ele precisará de uma ferramenta de seleção de palavras-chave eficiente e também de alguns critérios iniciais:

• Departamento, categoria e subcategoria. Esse é o nível de profundidade máximo que adotaremos para todas as páginas;
• Para cada departamento, categoria ou subcategoria, elegeremos uma palavra-chave que tenha um volume de busca adequado;
• A relação SEMPRE será de uma palavra-chave para uma URL. Isso é importante.
• A palavra-chave que elegermos para a classificação do departamento, categoria ou subcategoria deverá ser necessariamente a URL da página.

Complicado? A princípio, parece ser algo difícil, mas quando definimos critérios iniciais para a construção da categorização, o processo ficará mais claro. IMPORTANTE: existem inúmeros exemplos e critérios para a criação e classificação de uma arborescência para um e-commerce. O que estamos demonstrando neste artigo são os critérios que nós, da Gear SEO, utilizamos. Essas são nossas justificativas para a criação de cada URL associadas a uma palavra-chave em uma arborescência.

Exemplo de taxonomia para um e-commerce

Atualmente, temos um projeto chamado SEO na Prática, onde criamos um e-commerce de exemplo com todas as aplicações relacionadas ao nosso projeto de SEO. Esse projeto também demonstra toda a nossa metodologia e processo de trabalho para a execução de um projeto de SEO.

O site em questão é o Bolsas Já, que representa um e-commerce exemplo de venda de bolsas. Para a definição de todas as páginas comerciais, utilizamos os critérios acima. Também disponibilizamos o documento com a arborescência 1.0 completa.

Categorização em SEOAbaixo, preparamos algumas considerações importantes sobre essa classificação que realizamos:

• Utilizamos o SEM Rush e a UberSuggest para a realização da pesquisa de palavras-chave. É possível utilizar a pesquisa em massa, com todas as palavras-chave, para ter uma listagem de todos os volumes de buscas;

• Para esse e-commerce, utilizamos somente o nível de departamento e categoria. Acreditamos que será suficiente para a organização de todas as páginas;

• Nem sempre conseguimos relacionar uma palavra-chave com volume de busca para uma URL, e ficará tudo bem. Nós assumimos que todas as categorias deverão ter pelo menos uma palavra-chave relacionada;

• Para esse exemplo, definimos que além da URL, o H1 e o breadcrumb deverão conter também a palavra-chave que estamos trabalhando. Isso deverá ser uma exigência de acordo com cada projeto. Há projetos em que só conseguiremos definir a URL;

Para esse e-commerce, estamos utilizando a plataforma do WordPress com o Woocommerce, em que é possível ter mais flexibilidade para estruturar as URLs. Nesse exemplo, independentemente da definição de categorias e subcategorias, todas as URLs estarão no primeiro nível de navegação. Lembrando que essa definição dependerá muito da plataforma de e-commerce que você estará utilizando.

Atributos e filtros

Uma das principais dúvidas durante a criação de uma arborescência é quando utilizamos uma palavra-chave que poderia ser usada como algum atributo ou característica para filtros de pesquisas. Um problema comum em muitos e-commerces é que quando se utiliza filtros para a definição de cores ou ocasiões, por exemplo. Aqui, provavelmente não será possível otimizar essas páginas posteriormente.

Claro, a possibilidade de otimização de páginas de filtros dependerá muito de cada plataforma. No exemplo do site Bolsas Já, utilizamos cinco departamentos como divisões para a criação de páginas baseadas em modelos de bolsas, estilos, materiais, cores e listas.

Categorização do siteEssas divisões poderiam ser menores? A resposta é: com certeza! Algumas dessas divisões poderiam ser filtros? A resposta é: com certeza! Algumas dessas divisões poderiam ser atributos da pesquisa? A resposta é: com certeza!

Nesse caso, nós tivemos total liberdade para escolher uma palavra-chave com volume de buscas e justificar a criação desses departamentos na arborescência. Essa flexibilidade nem sempre será válida ou permitida em todas as organizações, mas é importante definir critérios claros que justifiquem a criação de categorias.

Conclusão

No exemplo acima, estamos levando em consideração um único objetivo para a criação da arborescência do site Bolsas Já: o trabalho de SEO e a justificativa da criação das categorias com base em palavra-chave e volume de buscas. É importante deixar claro que não há certo ou errado e há particularidades que não estamos levando em consideração no dia a dia das organizações.

Intervenções de outros departamentos, limitações técnicas da plataforma, vontade do CEO da empresa e disputas políticas são alguns exemplos de fatores que podem contribuir para a definição da navegação do site de uma organização.

Quando conversamos sobre SEO, estamos sempre dizendo que tudo deve ser planejado levando em consideração resultados a longo prazo. Absolutamente tudo, desde a criação e produção de conteúdo até a análise de palavras-chave, links externos e também a organização do site, tanto na parte técnica quanto na parte organizacional, deverá ser levado em consideração nessa equação.

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