SEO para pequenas e médias empresas

Na Gear SEO, todas as empresas podem realizar um projeto de SEO de sucesso. Isso dependerá dos objetivos e do escopo de trabalho que será definido. Porém, antes de mais nada, é importante entender alguns pontos fundamentais em relação a um trabalho de SEO para pequenas empresas:

  • SEO não dá resultados no curto prazo;
  • SEO não funcionará sem a participação do cliente
  • SEO não tem fim;
  • SEO não é marketing de conteúdo;
  • SEO não é só publicar conteúdo em blog.

Por que investir em SEO?

O trabalho de SEO para PME vai muito além dos resultados. O objetivo principal do projeto de SEO com Pequenas e Médias Empresas é preparar a organização e ajudar a conduzir o projeto, criando uma presença sólida e permanente com os buscadores. Levamos em consideração o segmento de mercado e a estrutura atual da equipe para definir um escopo de projeto que faça sentido para ter um resultado satisfatório.

Todo o processo e a metodologia do projeto serão criados para palavras-chave que não possuem alta concorrência e que possuem volume de buscas que justifique a realização do trabalho. Além disso, todas as ações e tarefas visam a melhoria da estrutura do site como um todo. Isso contribuirá positivamente para todos os canais de aquisição em marketing digital e usabilidade.

Metodologia

A mesma metodologia e os processos dos grandes projetos de SEO são utilizados para os projetos PME. A única diferença é o tamanho do escopo.

Estratégia

Para a estratégia de tráfego orgânico, buscaremos palavras-chave relevantes para o negócio, com o objetivo de criar conteúdo e otimizar as páginas do site.

Processos

Como agência de marketing digital para PME, trabalhamos com um fluxo mensal de atividades e demandas, com criação de conteúdos para o site e link building a partir da estratégia, além de análises técnicas de on-page para serem aplicadas.

Resultados

Alinhamos as expectativas de resultados para os seis primeiros meses e para os 12 meses em relação ao projeto de SEO para negócios de pequeno e médio porte.

Desenvolvimento

SEO para PME gera resultados?

Primeiro, temos que entender o cenário atual do domínio e do trabalho de SEO que já foi realizado anteriormente. Na maioria das vezes, organizações PME nunca realizaram um trabalho de SEO ou já realizaram ações isoladas e sem recorrência. Com esse cenário, precisaremos criar inicialmente a cultura de SEO, aplicando corretamente nossa metodologia e estratégia.

A sinergia entre a organização e a Gear SEO será fundamental para garantir que todos os materiais produzidos no projeto sejam implementados e publicados adequadamente com a frequência necessária. Uma vez que iniciarmos o projeto e aplicarmos corretamente a metodologia, alguns indicadores serão importantes avaliarmos antes do resultado final.

    Antes da entrega de todas as tarefas do projeto de SEO para pequenas empresas, há um período que chamamos de “imersão”, em que a equipe da Gear SEO realizará reuniões para entender e organizar todos os pontos importantes para a organização.

    Uma vez realizado o processo de imersão, definimos a estratégia inicial para a realização das tarefas durante o ciclo mensal de atividades. Nessa etapa da consultoria de SEO para pequenas empresas, procuramos detalhar como é a nossa metodologia e focar exclusivamente na aplicação de todos os materiais

Acompanhamento dos indicadores

Claro que aumento de receita, conversão e vendas são fundamentais, mas há outros indicadores importantes que antecedem e são a base para analisarmos o crescimento de um projeto de SEO para pequenas empresas.

– Entregas de conteúdos;
– Entregas de backlinks;
– Entregas de atividades técnicas;
– Páginas indexadas nos buscadores;
– Domain rating e domain authority;
– Palavras-chave nas buscas orgânicas;
– Palavras-chave top 3 e top 10;
– Número de impressões nas buscas orgânicas;
– Número de visitas orgânicas e conversões.

Todos os indicadores acima são monitorados por meio dos nossos relatórios de análise qualitativa e quantitativa, onde acompanhamos todas as entregas das tarefas e a consequência que cada uma delas está impactando positivamente no projeto de SEO.

SEO para PME's

O que esperar de um projeto de SEO?

Para que um projeto de SEO para pequenas empresas tenha resultados positivos, antes de tudo, é necessário acompanhar alguns indicadores relacionados às tarefas que produzimos:

  • Publicação de conteúdos: as palavras-chave nas buscas orgânicas estão relacionadas diretamente à qualidade e à quantidade de conteúdos que publicamos em um site.
  • Recomendações técnicas: a implementação das tarefas técnicas visa basicamente aumentar a visibilidade do site nas buscas orgânicas e também melhorar a usabilidade.
  • Links externos: como os buscadores definem a popularidade e a relevância de um site nas buscas orgânicas? A resposta é por meio dos links externos. Por isso, é importante ter links externos de qualidade apontando para o site.

Os fatores acima estão diretamente ligados às tarefas do projeto de SEO. Uma vez que todos forem implementados corretamente, teremos um site otimizado e preparado para competir nas buscas orgânicas.

 

SEO na prática

Como entender melhor SEO?

Além de saber como gerar trafego orgânico, gostaria de entender na prática como é um projeto de SEO realizado pela Gear SEO? Preparamos uma área chamada SEO na Prática, onde disponibilizamos 100% de toda a nossa metodologia, documentos, tarefas e relatórios de acompanhamento na íntegra para todos.

Toda a nossa experiência acumulada de mais de sete anos de projetos bem-sucedidos de SEO estão disponíveis para todos acessarem e entenderem se os nossos processos são aplicáveis na sua organização e também utilizarem como comparador para entender como são os processos entre todas as agências de SEO.

Projetos

SEO é necessário para todos?

Definitivamente, sim!

O trabalho de SEO consiste basicamente em atender todas as boas práticas e premissas para ter um site rápido, eficiente e interessante do ponto de vista de conteúdos para todos os visitantes. Aplicamos a nossa metodologia para atender todas essas questões da melhor maneira possível em todas as frentes de um projeto de SEO: Estratégia, Produção de Conteúdo, Link Building, Análise Técnica, On-Page e Resultados.

Com o passar do tempo, a concorrência também desenvolve o trabalho de SEO. Os buscadores atualizam os algoritmos de buscas, tornando técnicas de SEO anteriores obsoletas. A própria atualização do site ao longo do tempo faz com que os fundamentos de SEO sejam revistos novamente. Essas são as razões para considerarmos que um projeto de SEO deve ser realizado por todas as organizações, independentemente dos resultados. SEO não é apenas para momentos bons ou ruins.

Nosso time especializado em PME

Gestão do time

Lucas França

Jornalista, com MBA em Gestão de Mídias Digitais e BI, começou como produtor de conteúdo e, desde 2017, atua na gestão de projetos em marketing digital. À frente da área de PMEs, une estratégia, criatividade e dados para ajudar os clientes.

Lucas França

Coordenador de PME
Análise
de
SEO

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