SEO e UX: por que devem andar juntos?5 min read

Rodrigo Botinhão

In SEO, SEO Avançado Posted

O Google anunciou que, a partir de maio de 2021, lançará a atualização do algoritmo de rastreamento com a iniciativa Core Web Vitals. Resumidamente, essa atualização servirá para fornecer orientações de forma centralizada e organizada sobre todos os pontos de qualidade que são considerados essenciais para a experiência do usuário.

Exatamente isso: Experiência do Usuário. O Google deixou explícito que, a partir de maio de 2021, a experiência do usuário no site será fator determinante para o posicionamento dos sites nos resultados de pesquisa orgânicos. É aí que o SEO e UX combinarão. Porém, antes de entrarmos em detalhes sobre essa combinação e explicarmos de que forma a Gear SEO poderá ajudar nesse processo, precisamos entender qual é o propósito do UX.

UX (Experiência de Usuário ou User Experience)

Quando falamos sobre UX, estamos essencialmente falando sobre pessoas e toda a experiência que elas têm ao interagir com um produto, serviço ou marca. E isso também é aplicável para um website, seja e-commerce, site institucional ou site de serviços.
Em termos práticos, o trabalho de UX concentra-se em entender e aperfeiçoar os seguintes pontos:

• Como as pessoas irão interagir com o produto?
• Quais tarefas elas conseguirão realizar em um site?
• Qual a ordem em que serão apresentadas as informações?
• Como serão organizados os conteúdos dentro de um site?
• Pensamento estratégico e prático (desenho do produto).

Com as perguntas acima, podemos formular, por exemplo, algumas questões importantes sobre um e-commerce:

• O modo como os visitantes compram um produto ou assinam um serviço é o mais adequado?
• A estrutura do site e a disposição da categorização é a melhor possível?
• A taxa de conversão e a taxa de rejeição estão dentro dos limites aceitáveis para o meu negócio?
• A etapa de checkout está disponível do modo mais indicado para o entendimento do usuário?

Com base nas perguntas acima, o trabalho de UX concentra-se em realizar pesquisas e levantamento de informações por meio das seguintes vertentes:

Arquitetura da informação: organizar as informações no menu do site de forma que sejam encontradas facilmente pelos usuários;

Design de interação: entender e definir o comportamento das interfaces quando o usuário interage com elas;

Estratégia de design: definir o porquê do produto, para quem ele será criado, evolução e mensuração de sucesso por meio de métricas;

Usabilidade: garantir que as interfaces sejam fáceis de utilizar;

Taxonomia: organizar e rotular as informações de forma que faça sentido para o usuário (linguagem e classificação);

Pesquisa com usuários: entendimento do público-alvo, quais são as necessidades, anseios e motivações que ele tem ao utilizar o produto ou serviço, e quais os comportamentos na utilização do produto ou serviço.

SEO e UX, como combinar?

SEO e UXBasicamente, SEO e UX possuem diretrizes diferentes, porém com o mesmo objetivo: melhorar cada vez mais a experiência do usuário. Enquanto o UX preocupa-se em garantir para os visitantes a melhor experiência, o SEO preocupa-se em garantir que toda informação e conteúdo sejam relevantes e mais organizados possível — consequentemente, para os motores de busca também.

Como na imagem acima, enquanto a análise de UX busca reduzir o tempo de carregamento de uma determinada página por meio da organização visual das informações, o trabalho de SEO busca reduzir o tempo de carregamento pela otimização de código, imagens, ajustes de tags e códigos de terceiros, otimização de arquivos Javascript e CSS.

A mesma linha de raciocínio vale quando estudamos o conteúdo de uma página para os visitantes. Enquanto o UX está focando na melhor distribuição desse conteúdo ao longo da visita e no formato que esse conteúdo será exibido nas versões desktop e mobile, o SEO está focado em garantir que os cabeçalhos (H1, H2, H3, etc) estejam distribuídos corretamente e também que as palavras-chave sejam trabalhadas de forma adequada, garantindo a fluidez do conteúdo.

Como a Gear SEO trabalha SEO e UX?


Atualmente, aspectos técnicos relacionados à experiência de usuário já estão contemplados em nosso projeto de SEO por meio dos indicadores do Core Web Vitals (LCP, CLS e FID). Acreditamos que a taxonomia correta de um e-commerce por exemplo, está relacionada diretamente ao sucesso de um projeto de SEO, assim como outras funcionalidades:

• Distribuição dos headers (H1, H2, H3, etc);
• Otimização do código-fonte, arquivo Javascript e CSS;
• Otimização das imagens e organização dos conteúdos;
• Taxonomia correta dos departamentos e categorias por meio de volume de buscas.

Gear SEO e UX

Para a realização do trabalho de UX, que será um projeto separado, porém abaixo do trabalho de SEO, utilizamos as abordagens já desenvolvidas no mercado:

Estratégia: etapa para análise do fluxo do usuário no site, benchmarking dos concorrentes e definição de métricas;

Geração de ideias: brainstorming, moodboards, fluxo do usuário e análise de tarefas;

Planejamento do produto: auditoria de conteúdo, análise heurística, Sitemap, Roadmap de funcionalidades e cenários de casos de uso.

Pesquisa e validação: pesquisa quantitativa, testes de usabilidade, e testes A/B, ferramentas de Heat Map e Scroll Map;

Desenho de interfaces: Sketches, Wireframes, protótipos e biblioteca de padrões.

No exemplo abaixo, definimos os passos para o estudo de UX visando a melhoria de performance em uma página de produto de um cliente nosso:

UX e SEOCom esse produto, conseguimos entregar o resultado de um processo de melhoria de experiência de usuário com qualidade, atendendo a todos os requisitos técnicos e com acompanhamento de resultados.

Conclusão

Com o trabalho de UX, podemos oferecer esse serviço para clientes que já estão trabalhando em um projeto de SEO completo, para clientes que não estão trabalhando com um projeto de SEO completo e também para todos que não são clientes e que gostariam de realizar somente o trabalho pontual ou recorrente de UX para a organização.

Gostaria de conhecer com mais detalhes sobre o nosso trabalho de UX? Entre em contato e vamos conversar!

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