12 / dez / 2023
3 MIN.

User interface

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Todo e qualquer produto deve ser pensado para proporcionar facilidade de uso, seja um aplicativo, um website ou outro tipo de software. Nesse sentido, a user interface (UI) desempenha um papel fundamental na interação do usuário e na criação de projetos no ambiente digital.

Com a alta competitividade do mercado e a mudança de comportamento das pessoas, é preciso estar sempre à frente para compreender as principais dores e necessidades desses âmbitos. Quer entender com detalhes o que é UI? Então, continue a leitura.

O que é UI?

A user interface é o ponto de contato direto entre as pessoas e os softwares ou até mesmo hardwares. É um conceito que vai muito além de apenas garantir um visual atrativo, abrangendo a maneira como os usuários interagem e navegam em aplicativos, websites e dispositivos eletrônicos.

A UI engloba uma série de elementos fundamentais presentes no cotidiano, como botões, menus, itens interativos e muito mais. É uma metodologia que, além de ser funcional, busca proporcionar uma experiência de interação agradável e eficiente a todos.

Imagine-se desenvolvendo um site de vendas para sua própria marca. Um dos principais passos é garantir que o processo de compra dos usuários seja prático e fluido, não é mesmo? Para isso, você deve dispor todas as informações de forma clara, para que o consumidor não se perca.

Então, o papel da user interface é desenvolver páginas que façam sentido para a identidade visual da sua organização e ofereçam uma experiência de uso simples e prática para os consumidores. Os elementos devem estar dispostos adequadamente, os menus precisam oferecer praticidade e o acesso aos itens deve ser fácil e otimizado.

Qual é a diferença entre UI e UX?

Você já compreendeu, de forma geral, o que é UI, mas é muito comum confundir esse conceito com o de experiência do usuário (UX). Enquanto o primeiro se concentra na interface visual e interativa, o segundo abrange a percepção geral do consumidor, incluindo fatores como facilidade de uso, acessibilidade e satisfação.

Portanto, o foco da interface do usuário é se preocupar com a estética e a disposição dos elementos na tela. Já o UX é uma metodologia aplicada desde o início da jornada do consumidor, ou seja, a partir do primeiro contato até a conclusão de uma ação, seja uma compra, um download etc.

O que uma interface deve conter?

Uma UI eficaz não é apenas um conjunto aleatório de elementos visuais, mas uma cuidadosa organização que une um bom layout a ações funcionais. Ela precisa ser intuitiva, oferecer uma navegação fluida e de fácil compreensão para os usuários.

Elementos como contraste, tipografia e consistência são fundamentais para criar uma experiência coesa. Além disso, a adaptação responsiva a diferentes dispositivos, tamanhos de tela e sistemas é fundamental.

Header

O header é a primeira impressão que os usuários têm ao acessar uma aplicação. Geralmente, ele apresenta o logo da marca, a barra de navegação e outros elementos.

Footer

O footer, ou rodapé, é muitas vezes subestimado, mas é uma oportunidade interessante para adicionar outras informações fundamentais, como políticas de privacidade, termos de serviço e informações de contato.

Botões

Seja para enviar um formulário, realizar uma compra ou explorar mais uma página, os botões (ou CTAs) são fundamentais para auxiliar os usuários a desempenhar ações. Eles devem ser convidativos e visualmente atrativos.

Ícones

Em uma user interface, é importante garantir que os ícones sejam universalmente compreendidos e que as imagens sejam otimizadas para carregamento rápido, mantendo a experiência fluida.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO