25 / abr / 2024
4 MIN.

Custo por click

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

O custo por clique (CPC) é uma das métricas que ajudam na elaboração de campanhas pagas. Ele gira em torno do retorno sobre investimento (ROI), de modo a contribuir para a estimativa de cobrança e de desempenho dos anúncios. 

Ainda que seja simples de entender, ele pode ser confundido com outras métricas relacionadas ao tráfego pago. Por isso, é importante conhecer as características e saber como calcular o custo por clique antes de iniciar uma nova campanha para o seu negócio.

O que é custo por clique?

“Custo médio por clique ou CPC é uma das principais métricas da publicidade on-line. É a média de valor que o anunciante paga por cada acesso no anúncio, na campanha, no conjunto ou na conta”, explica Victor Marques Prevato, Analista de Estratégia da Gear SEO. 

De acordo com o especialista em SEO, existem três tipos principais: custo por clique médio, máximo e real. Eles se diferenciam da seguinte maneira:

  • CPC médio: valor médio cobrado pelos cliques durante todo o período de divulgação;
  • CPC máximo: valor máximo que o anunciante está disposto a pagar por um clique no anúncio. Funciona como um limite do investimento da campanha;
  • CPC real: valor final do clique cobrado pela plataforma do anúncio.

Diferença entre CPC e PPC

Ao começar a estudar o que é CPC, é comum confundir o termo com outras siglas do marketing digital, como PPC. Este refere-se ao pagamento por clique e tem um funcionamento diferente: o anunciante é cobrado sempre que há um novo acesso. 

Nesse modelo de publicidade, os acessos dos usuários movimentam um leilão do valor do anúncio. Essa hasta determina a ordem de exibição das publicidades e o custo por clique de cada um. Um dos elementos que influencia essa movimentação é o CPC máximo, que é o lance mais alto a ser oferecido por um anunciante. 

Existe um CPC ideal?

Qual é o custo por clique ideal? Por ele ter diferentes variações, não há um valor fixo que sirva de referência para todos os segmentos. “O CPC pode variar conforme o segmento da empresa e a estratégia de negócio. Se perguntar a um anunciante, ele dirá que o melhor é de valor mais baixo, mas, na realidade, o mais adequado é o que oferece um bom equilíbrio entre preço e desempenho”, diz Victor.

Como calcular o CPC?

Segundo o analista de Estratégia, o cálculo é feito de forma simples: dividindo o custo total investido pelo número de acessos. Por exemplo, se foi empenhado um valor de R$ 1.500,00 em uma campanha que recebeu 2.000 cliques, o CPC é de R$ 0,75. 

Com o resultado, é possível identificar se os resultados foram eficientes e se é necessário mudar a estratégia da campanha a fim de melhorar o retorno. Mais que isso, a métrica permite um controle de gastos para que o orçamento de mídia paga não seja ultrapassado e possa ser redistribuído antes do fim da exibição do anúncio. 

A análise do custo por clique também mede o desempenho das palavras-chave usadas nos anúncios, identificando as de maior e menor relevância para o público-alvo do negócio. Com isso, é possível pensar em novas alternativas de menor concorrência e direcionamento assertivo, tendo maiores chances de conversão.

Como melhorar o custo por clique?

Há diversos fatores que melhoram o valor pago no custo por clique. Entre eles, o especialista em SEO destaca a importância do teste A/B, da segmentação eficiente e do monitoramento do desempenho. 

“O SEO é outro fator importante. Por meio dele, ocorre a otimização das palavras-chave, da experiência do usuário no URL de destino e da autoridade da página e do domínio. Lembrando que não é o maior CPC que vai garantir que seu anúncio seja mais relevante ou esteja aparecendo primeiro, é um conjunto de fatores”, diz Victor.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO