12 / jul / 2023
4 MIN.

Google Meu Negócio

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Afinal, o que é Google Meu Negócio? Essa plataforma gratuita oferecida pelo Google permite que os proprietários de empresas e empreendedores gerenciem e promovam suas informações comerciais nos resultados de pesquisa do Google e no Google Maps. 

O Google Meu Negócio impulsiona a visibilidade da sua empresa para os usuários do Google. Ele é uma ferramenta muito importante para a promoção e o gerenciamento da empresa on-line, ajudando os clientes a encontrarem-na. Quer saber mais sobre ele? Vem com a gente e descubra!

Como o Google Meu Negócio funciona?

Criado em 2014, o Google Meu Negócio tem como objetivo potencializar os clientes para que tenham mais fácil acesso às informações da sua empresa. Segundo o próprio Google, “as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”.

Pense na seguinte possibilidade: você está indo almoçar em uma região desconhecida e precisa de sugestões de restaurantes. Você pesquisa no Google os restaurantes mais próximos da sua localização, e os estabelecimentos inscritos no Google Meu Negócio certamente irão aparecer para você como resultado. 

Mas como funciona o Google Meu Negócio? Ao criar um perfil, sua empresa se torna mais visível para os usuários do Google que estão pesquisando produtos ou serviços semelhantes aos oferecidos por você. Ele oferece diversas ferramentas, permitindo a inclusão de várias informações sobre o negócio, como: 

  • nome da empresa;
  • endereço;
  • telefone;
  • horário de funcionamento e de pico;
  • fotos;
  • eventos;
  • principais dúvidas.

Além disso, você pode interagir com os clientes por meio de avaliações e responder a perguntas, fornecendo informações úteis e melhorando a reputação on-line da sua empresa. A plataforma também oferece recursos adicionais, como a possibilidade de criar posts para divulgar novidades, eventos ou ofertas especiais. 

Vantagens do Google Meu Negócio para a sua empresa

Tendo visto para que serve o Google Meu Negócio, você já deve imaginar que existem vários benefícios da plataforma para a visibilidade do seu negócio. Porém, ela vai muito além disso! A seguir, confira os principais benefícios ao criar um perfil para a sua empresa.

Visibilidade on-line

O principal benefício do Google Meu Negócio é tornar a empresa mais visível nos resultados de pesquisa do Google e do Google Maps. Isso ajuda os usuários a pesquisarem produtos ou serviços relacionados à sua empresa, fazendo-a aparecer entre as principais sugestões. 

Informações comerciais atualizadas

Sabendo como usar o Google Meu Negócio, você verá que ele permite deixar as suas informações comerciais atualizadas, como nome, endereço, número de telefone, horário de funcionamento e website. Dessa maneira, os clientes a encontram para visitar ou entrar com a empresa. 

Interação com os clientes

O Google Meu Negócio permite que os clientes avaliem sua empresa, escrevam comentários e façam perguntas. Você poderá interagir com eles, responder as avaliações e fornecer informações adicionais. Esse detalhe faz com que você se destaque no atendimento ao cliente, construindo uma boa reputação.

Promoção de ofertas e eventos

Com o Google Meu Negócio, você pode criar posts para promover eventos, promoções, lançamentos de produtos e tudo mais que desejar divulgar para os seus clientes. Sempre que criar, os posts aparecerão não só no seu perfil, como também nos resultados de busca, engajando e atraindo mais clientes. 

Estatísticas e insights

A plataforma do Google Meu Negócio fornece estatísticas e insights sobre a interação dos usuários com o seu perfil. A ferramenta permite que você acompanhe o número de visualizações, cliques, ligações, solicitações de direções e outros dados. Isso auxiliará na avaliação de desempenho da sua empresa. 

Ferramentas de análise

Você já sabe o que é Google Meu Negócio e que ele tem as suas próprias estatísticas, certo? Porém, se desejar, é possível integrá-lo a outras plataformas, como o Google Analytics. Dessa forma, a análise do tráfego e do comportamento dos usuários será mais detalhada. 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO