21 / mar / 2024
5 MIN.

Auditoria técnica

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

A auditoria técnica é uma das tarefas mais importantes para verificar o funcionamento de um site. Ela faz toda a diferença ao ser realizada no início de um projeto de SEO, pois identifica o que deve ser feito para aprimorar a experiência do usuário e as conversões.

Ela é composta por diferentes etapas complementares com prazos distintos, possibilitando a análise de cada resultado separadamente. Em conjunto, elas propiciam a melhoria contínua do tráfego orgânico do site. 

O que é auditoria técnica?

“A auditoria técnica é uma análise completa do site que busca encontrar problemas a serem corrigidos e oportunidades a serem aproveitadas, considerando as boas práticas de SEO. Ela serve para embasar a priorização das demandas técnicas durante o projeto, considerando o que terá maior resultado com o menor esforço”, explica Matheus Otenio, analista de On-Page da Gear SEO com mais de três anos de expertise na área.

Entre os aspectos analisados pela auditoria, estão: redirecionamentos, links quebrados, sitemap, conteúdos duplicados, páginas sem indexação ou com queda de tráfego, palavras-chave dos textos, backlinks, imagens pesadas e tags.

Todos esses aspectos podem comprometer a velocidade, a usabilidade, o rastreamento pelos bots e a indexação do Google. Por isso, o ideal é que a auditoria de site seja realizada logo no início do projeto, durante a migração para uma nova plataforma, e continue sendo monitorada a cada mês. 

“Mensalmente, são realizadas análises mais profundas sobre os problemas identificados na auditoria, com base na prioridade predefinida. Isso gera as documentações técnicas, que são enviadas para o cliente executar”, detalha Matheus. 

Por que realizar a auditoria técnica?

“Ela tem alta importância, pois é a forma de identificar o que precisa ser corrigido no site com mais urgência, principalmente no início. Isso garante que, desde o começo do projeto, não haja problemas básicos que possam atrapalhar o desempenho orgânico”, diz o especialista.

Além da relevância para os resultados de SEO, a auditoria técnica é indispensável para verificar questões de segurança que podem estar sendo afetadas por erros técnicos do site. A correção desses problemas melhora toda a experiência do usuário tanto no desktop quanto no mobile.

Quais ferramentas são utilizadas?

Segundo Matheus Otenio, a auditoria técnica é feita com as mais variadas ferramentas, como: Screaming Frog, Google Search Console, Google Analytics, Semrush e Ahrefs. Cada uma ajuda a realizar uma tarefa distinta, que foca no SEO técnico e em mais vários outros aspectos.

Como a auditoria técnica é feita?

“Após todos os problemas identificados, dividimos eles em questões de rastreamento, indexação e velocidade para definir qual será o foco inicial do projeto. A partir disso, é traçada a ordem de prioridade das demandas”, explica o analista de SEO On-Page. O processo foca nos detalhes descritos a seguir.

Rastreabilidade

A rastreabilidade é relacionada à capacidade dos mecanismos de busca — como Google, Yahoo e Bing — de encontrar as páginas, acessá-las e rastrear os conteúdos. Nesse momento, os crawlers também podem seguir o caminho dos links e localizar outros URLs, verificando se as boas práticas de SEO estão sendo seguidas.

Quando há links quebrados, o site passa a enfrentar problemas de rastreabilidade, e o desempenho do URL diminui. Além desse ponto, a auditoria verifica: páginas que redirecionam e geram “not found” (e demais status codes); construção do robots.txt e sitemap.xml (que deve conter todas as páginas indexáveis).

Indexabilidade

Trata-se de um complemento ao processo anterior. A indexabilidade refere-se à análise dos URLs, feita pelos mecanismos de pesquisa, para adicioná-los às próprias listas de páginas indexadas. Entre os fatores que podem afetar esse aspecto, estão a estrutura dos links internos e possíveis erros do servidor.

“Na indexabilidade, verificamos pontos como a dependência de JS para a renderização de informações importantes, problemas com meta title e meta description, páginas com baixo volume de conteúdo e dados estruturados”, explica o especialista da Gear SEO.

Velocidade

Matheus Otenio completa dizendo que, para o aspecto de velocidade, são analisados o desempenho de carregamento de páginas importantes (como a home), os departamentos, as categorias e as páginas de produtos. As métricas utilizadas nessa etapa são as Core Web Vitals

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