26 / mar / 2024
4 MIN.

Canibalização de palavras-chave

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Diversos fatores podem prejudicar o ranqueamento de uma página nos mecanismos de busca e, consequentemente, interferir no sucesso de um projeto de SEO. Um deles é a canibalização de palavras-chave, que une aspectos de SEO On-Page e de estratégia.

Ao saber o que é a canibalização de palavras-chave, você pode identificá-la em seu site e corrigir o problema antes que o desempenho seja prejudicado. Mais que isso, é possível ampliar o alcance das suas páginas com as devidas correções.

O que é canibalização de palavras-chave?

“A canibalização de palavras-chave é quando duas ou mais páginas de um mesmo site têm como foco o mesmo termo de pesquisa, ou seja, estão utilizando a mesma keyword principal”, explica Victor Marques Prevato, analista de estratégia na Gear SEO com dois anos de experiência.

Em complemento, Marcos Tadeu (analista de On-Page na Gear com 15 anos expertise) diz que isso acontece quando várias páginas do mesmo domínio têm palavras-chave repetidas na URL, na tag title, no H1 — título principal — e até mesmo na densidade dos conteúdos.

Segundo os especialistas, isso traz um resultado negativo para o posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google. A razão é simples: o site pode ser penalizado e nenhuma das páginas pode ser entregue ao público pelos resultados da SERP.

Além disso, as páginas passam a competir entre si por compartilharem as mesmas palavras-chave. Isso significa que ambas podem ficar próximas na lista de exibição das buscas, tendo posições diferentes para um mesmo tema. Ao se deparar com elas, o leitor pode se sentir confuso e não saber qual escolher devido à similaridade.

Como a canibalização prejudica o ranqueamento no Google?

“Quando um site não se ‘preocupa’ com a qualidade dos conteúdos exclusivos, múltiplas páginas podem ser otimizadas para a mesma palavra-chave. Com isso, cada uma perde parte da relevância na keyword em questão. Consequentemente, todas ficam menos competitivas para os outros players”, diz Marcos.

Nesse momento, os concorrentes da marca podem se destacar com abordagens diferentes, que são vistas como um critério decisivo. Em termos do resultado de um projeto de SEO, isso afeta diretamente a autoridade do seu site diante dos demais e provoca perda da credibilidade.

Uma vez que a canibalização de palavras-chave acontece, a análise dos crawlers do Google também é afetada. Como as páginas com esse problema têm abordagens parecidas, é possível que a mais recente seja apontada como plágio e nem seja indexada ou faça a outra perder posição nas buscas.

Em termos de tráfego orgânico, o problema prejudica a entrada dos usuários no site, que não sabem qual conteúdo acessar. Isso também impacta o trabalho de link building, já que há mais de uma página a ser referenciada por parceiros para o mesmo tema.

O que pode ser feito quando ocorre a canibalização?

Segundo Marcos Tadeu, a forma mais eficaz para identificação das palavras duplicadas é utilizar ferramentas com relatórios de comportamento nas SERPs, como o Google Search Console e o Semrush. Elas oferecem uma visão detalhada de todas as keywords que estão ranqueando nos buscadores.

“Caso a ideia seja se prevenir da canibalização, isto é, encontrar o problema antes do Google, devemos identificar as palavras-chave por meio do Screaming Frog, ao analisarmos manualmente os atributos title, URL e H1 das páginas rastreadas. Com esse estudo, conseguimos ver as situações em que as keywords trabalhadas possam estar repetidas”, completa.

Planejamento de palavras-chave

“Intenção” é a palavra que define a relação entre canibalização e marketing. Para que ela seja escolhida da melhor forma, o ideal é trabalhar uma estratégia organizada em um projeto de SEO. Com direcionamentos distintos, as páginas têm uma melhor performance.

“É importante ter uma planilha com as keywords principais que já foram trabalhadas para evitar repeti-las. Quando for preciso abordar um tema que já tem conteúdo, o ideal é utilizar a estratégia das palavras-chave de cauda longa com as variantes. Algo que ajuda, também, é pesquisar o termo no site e no Google em uma aba anônima, verificando se existe algum texto semelhante”, diz Victor Prevato.

Estruturação dos conteúdos

Com a definição de uma estratégia, o tema pode ser trabalhado com enfoques variados, sem canibalizar a keyword. A sugestão de Victor é “seguir com duas estratégias, utilizar as variantes semânticas da KW e/ou utilizar as palavras-chave de cauda longa”.

Para exemplificar, um conteúdo sobre marketing digital para iniciantes pode ser trabalhado das seguintes maneiras: “como começar no marketing digital” ou “marketing digital básico”. Vale lembrar que sempre será preciso variar o contexto para que os textos não fiquem semelhantes.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO