10 / maio / 2023
4 MIN.

SERP

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

SERP é a sigla para Search Engine Results Page e representa os resultados de determinado termo pesquisado nos buscadores, como o Google. Neles estão inseridos o title, a URL e a meta description de determinado site, normalmente com a palavra-chave inserida.

O padrão usado pelos principais sites de busca corresponde a dez resultados por página, todos situados à esquerda. Na direita ou nas primeiras posições, geralmente aparecem os famosos links patrocinados, que podem não estar otimizados com os critérios de SEO.

SERP Domination

Hoje em dia, está cada vez mais difícil a URL aparecer nos dez resultados de busca da primeira página do Google. Porém, com um bom trabalho de SEO, é possível alcançá-la. Quando isso ocorre, o site conquista o SERP Domination, ou seja, domina a primeira página.

Para alcançar o objetivo de ficar unânime nessa primeira página, uma dica é adotar a estratégia de SEO On-Page em todo o site, adicionando links internos em todos os posts. Além disso, manter as redes sociais atualizadas só irá levar ao aumento do tráfego orgânico da página.

Segundo Victor Alencar, Head de Estratégia há quatro anos na Gear SEO e professor da ComSchool, a principal estratégia para obter bons resultados na Search Engine Results Page é seguir o processo de trabalho de forma consistente. “É importante termos em mente que a não aplicação de uma das frentes de SEO compromete a totalidade e a qualidade do resultado”, afirma.

Com relação ao SEO On-Page, Victor complementa: “O cliente publica os conteúdos periodicamente, mas não aplica as tarefas técnicas de SEO On-Page. O resultado fica comprometido por não estarmos contemplando todas as otimizações de página”.

O que compõe a SERP?

Você já sabe o que é SERP, mas do que ela é formada? Ela consiste na consulta de conteúdo, nos anúncios e nos resultados orgânicos. No entanto, dependendo da pesquisa, são apresentadas sugestões de imagens, vídeos, mapas ou demais itens relacionados ao assunto que você procura.

Rich snippets

No final da década passada, um novo item começa a compor a SERP: os rich snippets, que são pequenos complementos ao conteúdo apresentado no resultado de busca. Um exemplo são aquelas estrelas pintadas em amarelo, indicando a avaliação dos usuários sobre uma página do Facebook.

Caso ocorra a pesquisa de determinado produto ou estabelecimento comercial, os rich snippets entram em ação no momento de citar endereço, horário de funcionamento e outras informações.

Sobre as atualizações da SERP, Victor comenta: “Praticamente toda semana tem uma nova atualização no algoritmo. Muitas delas passam despercebidas por sites que seguem as diretrizes de qualidade do Google, e a última grande atualização que aconteceu foi a Helpful Content. Meu palpite é que as próximas grandes atualizações sejam voltadas para Inteligência Artificial na SERP”.

Gerenciador de perfis de empresas e Google Shopping

Além disso, recentemente foi incluída na SERP uma espécie de busca por conhecimento, ou seja, o Google irá indicar nos primeiros resultados aquilo que o usuário deseja saber. Outras novidades são o gerenciador de perfis de empresas (antigo Google Meu Negócio) e o Google Shopping, exibidos todas as vezes em que o nome de alguma empresa ou produto é digitado na barra de pesquisa.

Victor comenta sobre a mudança de nome do Google Meu Negócio: “Uma das mudanças mais importantes com isso foi o aumento de 100% no número de localidades passíveis de cadastro. Antes, na ferramenta, você só conseguia acompanhar 50 fichas de localidade. Agora, esse número passou para 100”.

Relação da SERP com o tráfego orgânico

Ao buscar determinada palavra-chave no Google, esse buscador irá mostrar nas primeiras colocações os sites com os conteúdos mais otimizados e procurados sobre o assunto. Para isso, esse servidor faz uso de algoritmos do Google capazes de identificar a qualidade da página por meio de métricas.

Neles, o Google irá considerar o grau de profundidade sobre o assunto ali retratado, se existe coesão e coerência entre todas as palavras e a quantidade de anúncios. Além disso, backlinks, linkagem interna e externa em dia também são essenciais no momento de obter bons resultados na SERP.

Como se sabe, rankear seu conteúdo no resultado principal de busca por aquele termo só irá fazer o número de cliques aumentar. Estima-se que mais de 90% dos acessos feitos por meio do Google são feitos pelas SERPs disponibilizadas na primeira página de resultados.

Como se sabe, rankear seu conteúdo no resultado principal de busca por aquele termo só irá fazer o número de cliques aumentar. Estima-se que mais de 90% dos acessos feitos por meio do Google sejam feitos pelas SERPs disponibilizadas na primeira página de resultados.

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