23 / maio / 2023
5 MIN.

Estrutura de sites

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Em um projeto de SEO, além de todos os pontos relacionados à criação e otimização de conteúdo e demandas relacionadas a Link building, a estrutura de sites tem um papel fundamental no sucesso da iniciativa. Para entender melhor como a otimização de sites e suas estruturação são feitas, a Gear SEO preparou este conteúdo. Continue com a leitura e tire suas dúvidas sobre o tema

Melhores práticas do SEO na estrutura de sites

Em um projeto de SEO, a combinação de de conteúdo, Link building e estruturação de sites representam tópicos que trabalham juntos na indexação de uma página, gerando maior tráfego orgânico, acessos e conversão de usuários. Um dos pontos que mais fazem a diferença está na criação de conteúdos exclusivos, que atendam ao interesse do público alvo e sejam bem interpretados pelo algoritmo do Google.

Contar com um domínio de autoridade Offpage e maior tempo de indexação também são fatores que contribuem para o sucesso do projeto, além do cuidado para desenvolver um site dentro das melhores práticas, que incluem HTML, atributos de SEO, estrutura e linkagem interna. É isso que ressalta o especialista em SEO OnPage, Marcos Tadeu.

Erros mais comuns na estrutura de sites

Um projeto de SEO pode ter um longo caminho pela frente em sua remodelagem de arquitetura de site. Entre os obstáculos que podem atrapalhar um nível satisfatório de indexação, podemos apontar:

  • Conteúdo duplicado;
  • Páginas órfãs (orphan pages SEO), ou seja, que não levam a nenhuma outra seção dentro do site;
  • Páginas em que os textos são exibidos somente em arquivos internos, ou seja, em documentos fora do HTML, seja com imagens, PDFs, apresentações em PowerPoint, e por aí em diante;
  •  Desenvolvimento de páginas sem estrutura de URL (URL structure), ou seja, sem um endereço facilmente identificável, e sem critérios aderentes à estratégia de SEO,
  • Ausência das principais Meta Tags usadas no SEO (title, H1, H2, Canonical).

Vale lembrar que uma alta taxa de rejeição, segundo a avaliação do Google sobre o comportamento dos visitantes vindos do Google, entende que a página não atende a intenção do usuário. Dessa forma, o site perde posições para outros que são mais eficientes nesse quesito.

Intenção do usuário: determinante na estrutura de sites

O principal fator responsável por diferenciar qual tipo de conteúdo será apresentado Nos resultados de buscas, entre blogs, sites informativos e plataformas de e-commerce, é a própria intenção do usuário. O Google trabalha constantemente no aperfeiçoamento do algoritmo, fazendo com que os resultados das buscas sejam capazes de exibir o tipo de conteúdo exato pesquisado a partir da palavra-chave, ainda que por meio de comando de voz. É por esse motivo que o projeto de SEO é algo contínuo.

A seguir, separamos três situações, com exemplos de pesquisas, que demonstram com a resposta das buscas pode se adaptar e se adequar cada vez mais de forma personalizada. Confira. “O que é console?”

“Melhor preço console”

“Onde comprar console” (intenção de compra regional)

“Console ps4” (intenção de compra online)”

Dessa forma, é possível perceber que o Google é capaz de identificar o tipo de conteúdo que os sites oferecem e exibi-los conforme a intenção do usuário na busca. Com base nesses exemplos, é possível apontar que os principais elementos internos de um site avaliados pelo Google, na separação inteligente de resultados de busca são:

  • Estrutura e composição visual de página;
  • Keywords pertencentes ao campo semântico que identifica a intenção do usuário;
  • Dados estruturados,
  • Tipo de escrita (informativa, listas, formato de venda).

Como equilibrar diferentes mídias dentro de um site?

Uma questão frequente para o setor de OnPage sobre estrutura de sites diz respeito à quantidade e equilíbrio de diferentes mídias (texto, imagens e vídeos) dentro dos conteúdos e disposição da página. Mais uma vez, Marcos ressalta que a intenção do usuário é determinante. Em uma busca cuja palavra se refere à listas, o ideal é intercalar uma imagem para cada tópico do texto.

Em mais um exemplo, na “melhores filmes da Netflix”, uma experiência perfeita para o usuário seria inserir tópicos com os títulos dos filmes acompanhados de uma imagem, sua respectiva resenha e, por fim, um vídeo com o trailer ou determinado trecho. Em outros tipos de pesquisa, geralmente mais informativas, o conteúdo pode ser mais técnico. Seguindo essa lógica, o texto é mais importante do que imagens. Muitas mídias, então, podem atrapalhar a experiência, principalmente em plataformas mobile, em smartphones ou tablets.

Como o HTML impacta a estrutura de sites?

O HTML é uma codificação presente na construção de todas as páginas da Web. Independentemente da linguagem de programação escolhida, seja PHP, ASP ou Node.Js, o HTML é responsável pela construção, visualização e design de um site. Ao pensar, no entanto, qual a estrutura básica de uma página HTML, é importante apontar, como afirma Marcos, que se trata mais do que simplesmente uma diagramação, mas também informa aos buscadores o tipo de conteúdo que é exibido.

Com um código confuso e cheio de elementos desnecessários, o Google terá dificuldade em interpretar a estrutura das páginas. Um código limpo e com sua construção seguindo as regras semânticas são essenciais para o impacto positivo do projeto de SEO.

Estrutura de sites: parte fundamental da estratégia SEO

Nossa intenção com este post é frisar a importância da estrutura de sites para o bom andamento e sucesso nos projetos de SEO, garantindo sua indexação e os retornos esperados para cada meta estabelecida por cada negócio. Para conhecer melhor nossos processos, compromissos e melhores práticas do SEO aplicado aos negócios, continue acompanhando nosso blog e não perca dicas interessantes!

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