23 / nov / 2023
3 MIN.

Hreflang

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

A experiência de navegação na internet é otimizada quando o conteúdo de um website é apresentado no idioma correto, atendendo às necessidades e à localização do usuário. É aqui que o atributo Hreflang entra em jogo: ele é fundamental para fornecer a versão certa de uma página.

Para quem está à frente de estratégias de SEO e de desenvolvimento de conteúdo, compreender o funcionamento desse atributo é essencial, pois ele auxilia na otimização de páginas para uma audiência global, garantindo uma experiência personalizada.

O que é?

O Hreflang é um atributo HTML que tem como principal função indicar a região e o idioma de uma página para os mecanismos de busca, como o Google. Isso significa que, quando o usuário faz uma pesquisa em um buscador, esse elemento redireciona-o para a versão mais adequada de um site, com base nas preferências dele.

Assim, esse atributo desempenha um papel único no SEO global. Isso significa que um proprietário de site ou gestor de marca pode criar versões otimizadas de uma mesma página para diferentes regiões ao redor do mundo, o que ajuda principalmente empresas internacionais.

É importante lembrar que o atributo não é uma diretiva, mas uma indicação para os buscadores, pois cada uma dessas plataformas tem diretrizes específicas voltadas para diferentes idiomas.

Como criar?

A sintaxe básica da tag Hreflang é a seguinte: “<link rel=”alternate” hreflang=”xx-YY” href=”URL_da_Pagina”>”. O alternate indica que essa é uma versão alternativa de uma página. O xx-YY indica o código de idioma da região, por exemplo, pt-BR para português.

Por fim, o elemento ULR_da_Pagina indica a versão específica da página para o idioma ou região especificados. Para garantir que as tags Hreflang estejam corretas, é possível utilizar o Google Search Console, que ajuda a identificar erros na implementação e a resolver problemas.

Onde implementar esse atributo?

O Hreflang no SEO pode ser implementado de três maneiras diferentes em um site: código HTML, cabeçalho HTTP ou sitemap. Veja, a seguir, como funciona a inserção em cada um.

HTML

Implementar o atributo HTML Hreflang é uma prática comum e eficaz. Ao adicionar a tag <link> com o elemento no cabeçalho da página, os desenvolvedores indicam aos motores de busca que há versões alternativas da página disponíveis para diferentes idiomas ou regiões.

Cabeçalho

O atributo também pode ser incorporado diretamente no cabeçalho HTTP da resposta do servidor. Isso oferece uma abordagem mais global, permitindo que os desenvolvedores configurem as alternâncias de idioma em um nível mais amplo, afetando todas as páginas do site.

Sitemap

Os sitemaps são como mapas estruturados que orientam os motores de busca pela arquitetura de um site. Incorporar as tags Hreflang neles é uma estratégia eficaz. Isso fornece uma visão abrangente das versões disponíveis da página, facilitando a indexação correta nos resultados de pesquisa.

Correção de problemas

A implementação da tag Hreflang apresenta alguns desafios, como inconsistências e ineficácia. Para solucionar questões comuns, é crucial realizar auditorias periódicas e utilizar ferramentas especializadas.

Entre os problemas mais frequentes, estão a falta de correspondência entre códigos de idioma e país, a presença de URLs inválidas ou a ausência do Hreflang em algumas páginas.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO