13 / nov / 2023
4 MIN.

HTML5

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Se adaptar para as novas tecnologias e aderir a linguagens específicas de programação é um passo fundamental para a eficiência no desenvolvimento de sites. Nesse sentido, o HTML 5 deu origem a uma série de recursos e funcionalidades inovadoras nesse campo, facilitando o trabalho de desenvolvedores e empresas.

A evolução dessa linguagem foi parte de um processo contínuo de desenvolvimento envolvendo diferentes padrões de tecnologia. A seguir, você vai compreender as principais razões para a criação desse recurso e outras especificidades quando comparado a outras linguagens para a internet.

O que é HTML 5?

O HTML5, sigla para Hypertext Markup Language 5, é a quinta versão da linguagem de marcação utilizada para o desenvolvimento de páginas para websites. Ela representa uma evolução em relação ao HTML nativo que conhecemos e ao XHTML.

As funções do HTML5 são variadas e abrangem desde a estrutura básica de uma página web até recursos avançados, como a incorporação de vídeo e áudio diretamente no código e o armazenamento de dados por meio de APIs, entre outras funções. Além disso, ele também apresentou novas tags, como <header>, <nav>, <section> e <article>.

O HTML5 e CSS3 tiveram um impacto significativo para os desenvolvedores, uma vez que permitem a criação de páginas interativas e ricas em conteúdo. Eles até mesmo eliminaram a necessidade da instalação de plugins e extensões em alguns casos.

Além disso, é um artifício que não só simplificou o desenvolvimento, mas também aumentou a compatibilidade com uma série de navegadores, tornando a experiência ainda mais acessível para usuários e otimizando o gerenciamento. Isso torna o HTML5 para web uma escolha confiável para garantir a usabilidade.

Qual a diferença entre HTML e HTML5?

Apesar de ambos serem linguagens de programação para a web, o HTML e o HTML5 apresentam diferenças notáveis em suas especificações. A principal distinção entre os dois é que o HTML5 é uma versão mais recente e avançada do HTML, incluindo uma série de recursos e melhorias em relação às versões anteriores.

Como citado anteriormente, o desenvolvimento do HTML5 possibilitou a criação de sites mais dinâmicos que apresentam maior facilidade na implementação de uma série de funcionalidades. Veja a seguir as principais funções do HTML5 no WordPress e outros sistemas que oferecem suporte a essa linguagem.

Suporte a multimídia

Um HTML5 builder (ou seja, uma plataforma que possibilita o uso dessa linguagem para criação de sites) fornece suporte integrado para áudio e vídeo. Isso significa que você pode incorporar facilmente arquivos de áudio e vídeo em suas páginas da web sem a necessidade de plugins de terceiros, como o Adobe Flash.

APIs aprimoradas

Essa linguagem para web inclui uma variedade de APIs desenvolvidas para tornar as interações mais avançadas e dinâmicas em uma página de site. Isso inclui interfaces de geolocalização, armazenamento web, drag and drop e muito mais. Ela é altamente benéfica para desenvolvedores e usuários.

Elementos semânticos

Por meio das atualizações na semântica, o HTML5 online facilitou o processo de desenvolvimento de páginas bem-estruturadas e acessíveis. Os novos elementos ajudam a descrever com mais clareza o objetivo de cada seção de uma página.

Um dos elementos introduzidos nessa versão que vale a pena destacar é o <canvas>. Ele possibilita a implementação de gráficos vetoriais sem utilização de plugins ou softwares de terceiros.

Foco em dispositivos móveis

Outro avanço significativo para essa linguagem de programação foi a melhor adaptação aos sistemas de dispositivos móveis, altamente utilizados no mercado hoje em dia. Assim, é possível criar sites mais responsivos, otimizados para telas menores e que se adaptem às diferentes necessidades dos sistemas operacionais.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO