18 / jul / 2023
4 MIN.

Leads

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Se você trabalha com vendas ou é familiarizado com o marketing digital, já deve ter ouvido falar sobre leads. Eles se referem às pessoas ou às empresas que demonstram interesse no que você está oferecendo (produtos, serviços, etc). Os leads nada mais são do que potenciais clientes.

Para que esse potencial cliente se torne um lead, é preciso que ele forneça as suas informações pessoais. Quer entender mais sobre o conceito de leads? A Gear SEO preparou um conteúdo especial contando todos os detalhes. Vem com a gente e descubra! 

Entenda a importância dos leads

Tendo visto o que é lead, conseguimos ter uma noção da importância deles para o processo de geração de vendas. A partir dos leads qualificados, a empresa consegue direcionar os esforços de marketing para os potenciais clientes, o que aumenta as chances de conversão em vendas reais. 

Entretanto, nem todos os leads possuem o mesmo nível de qualidade ou probabilidade de se tornarem clientes, finalizando a conversão. Isso se deve ao fato de que alguns leads são mais promissores do que outros, dependendo do estágio que se encontram no processo de conversão. 

Benefícios dos leads

Deu para notar que a geração de leads é muito importante, certo? Eles são indispensáveis para as estratégias de marketing e vendas de uma empresa. Porém, há muito mais a se falar dos benefícios deles para o seu negócio. Confira abaixo os principais motivos que os tornam tão essenciais para o processo de conversão.

Segmentação e direcionamento

Os leads permitem a segmentação e o direcionamento das abordagens da sua empresa. Conhecendo as preferências e as necessidades dos leads, é possível direcionar as mensagens, oferecendo soluções relevantes, o que aumentará as chances de conversão.

Aumento na eficiência de vendas

Direcionando os esforços na obtenção de leads qualificados, as empresas conseguem aumentar a eficiência de vendas. É tudo uma questão de investimento, deixando de lado os leads frios para se concentrar nos leads que têm maior probabilidade de se tornarem clientes.

Medição de desempenho de marketing

Os leads no marketing digital permitem que as empresas meçam o desempenho de suas estratégias. Ao rastrear a origem dos leads e monitorar a jornada, as empresas podem identificar quais canais e campanhas de marketing estão funcionando melhor.

Como gerar leads?

Você deve estar se perguntando como gerar leads, não é? A boa notícia é que existem diversas estratégias para você adotar na sua empresa. Separamos as principais para você identificar quais considera mais eficazes.

  • marketing de conteúdo: crie conteúdos relevantes para o público-alvo. Invista em artigos de blog, e-books, vídeos, infográficos, webinars e outros formatos;
  • SEO: otimize os sites para os mecanismos de busca. Faça uma boa pesquisa de palavras-chave, crie conteúdos otimizados e otimize os elementos técnicos do site;
  • landing pages e formulários de inscrição: crie LPs (páginas de destino) específicas para o que você está oferecendo. Inclua os formulários nas páginas para obter informações dos visitantes, sempre oferecendo algo em troca (e-book, cadastro em newsletter, etc);
  • e-mail marketing: construa uma lista de e-mails com leads qualificados, enviando campanhas para eles corriqueiramente. No cadastro, ofereça conteúdos exclusivos, promoções e outras formas de incentivo à interação e ao envolvimento com a empresa;
  • parcerias estratégicas: faça parcerias com outras empresas ou influenciadores com um público-alvo semelhante. Isso ajuda a trazer visibilidade para o seu negócio;
  • mídias sociais: use as plataformas de mídias sociais da sua empresa para se comunicar com o público-alvo. Compartilhe conteúdos, promova ofertas e compartilhe links para o site, sempre incentivando a interação. 
  • anúncios pagos: utilize a publicidade on-line paga, como anúncios de pesquisa, banners, anúncios em redes sociais, etc. 

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