20 / jul / 2023
4 MIN.

Teste A/B

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Utilizado para impulsionar campanhas e otimizar sites, o teste A/B é um dos principais recursos do marketing digital. A partir de dados concretos, essa é uma métrica muito importante para as empresas identificarem melhorias e tomarem decisões para as estratégias futuras.

Além disso, sabendo como fazer teste A/B, você obtém uma série de dados e variações que permitem gerar melhores resultados para as taxas de conversão e, consequentemente, aumentar o desempenho do seu projeto. Isto, por sua vez, é essencial para aumentar o retorno sobre investimento e a visibilidade.

O que é?

Mas afinal, o que é teste A/B? Trata-se de uma técnica que envolve a comparação de duas variáveis, geralmente atribuídas como A e B. O principal objetivo dessa métrica é identificar qual das variantes oferece os melhores resultados. Dessa forma, vários elementos podem ser testados, como anúncios, call-to-actions e outros recursos de uma página da web.

Esse tipo de teste geralmente é aplicado quando há a necessidade de otimizar alguma métrica ou identificar possíveis falhas. Como exemplo, se um CTA não está apresentando boas taxas de conversão, é possível desenvolver uma nova versão e aplicar um teste A/B para avaliar seu desempenho.

Por outro lado, é importante salientar que para que o teste seja validado estatisticamente, o recurso analisado deve apresentar uma boa quantidade de acessos. A partir de dados concretos e relevantes, é possível obter mais assertividade nas tomadas de decisões.

Existem algumas ferramentas que podem ajudar, como o próprio Google Optimize, uma plataforma nativa integrada ao Google Analytics. Com ela, você entende rapidamente o que é necessário melhorar em seu site e obtém insights mais precisos baseados em dados reais. Além dessa, há outras ferramentas de teste A/B, como:

  • Optimizely;
  • VWO (Visual Website Optimizer);
  • Crazy Egg;
  • Adobe Target.

Quais são as vantagens do teste A/B para o marketing digital?

O teste A/B no marketing oferece várias vantagens significativas no processo de otimização de produtos e campanhas. Por isso, é importante explorar todo o potencial desse recurso para elevar sua estratégia e encontrar o melhor caminho para a evolução do projeto.

Uma vez que os testes podem ser aplicados na grande maioria dos recursos, como websites, e-mails, anúncios e outros elementos, será mais fácil traçar comparativos reais com base no engajamento dos usuários e identificar qual será melhor no dia a dia.

Melhorias na experiência do usuário

Ao testar as variantes de um site, como imagens, botões e outros elementos interativos, é possível identificar o que pode ser melhorado para a experiência do usuário e, consequentemente, nas taxas de conversão do seu site. É importante ressaltar que esse é um ciclo contínuo de aprimoramento de uma plataforma digital.

Tomadas de decisões

Como citado anteriormente, para obter eficiência em um teste A/B, é necessário um grande volume de dados. Isso evita suposições sobre os resultados em relação ao desempenho do sistema e ainda ajuda na obtenção de um retorno mais satisfatório para o projeto.

Maior eficiência de recursos

O teste A/B permite direcionar recursos para as variantes que demonstram um desempenho superior, evitando desperdício de recursos em estratégias menos eficazes. Isso ajuda a maximizar o retorno sobre o investimento e a otimizar o uso dos recursos disponíveis.

Segmentação

Ainda é possível otimizar a experiência do usuário por meio de um teste A/B com base em diferentes segmentos e perfis de clientes. Dessa forma, as empresas conseguem adaptar a abordagem de acordo com as preferências e necessidades específicas de cada grupo, o que consequentemente contribui para a eficácia das estratégias.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO