16 / nov / 2023
4 MIN.

TLD

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Quando você digita o endereço de um site no navegador ou clica em algum link na internet, está acessando lugares com uma série de informações diferentes. Cada URL possui uma estrutura complexa que direciona você para o local desejado. Pensando nisso, você sabe o que é TLD?

Esse recurso é um dos principais fatores para a identificação de sites. De forma geral, são como etiquetas invisíveis, mas poderosas. Elas não apenas indicam a natureza de um site como também fornecem informações essenciais sobre sua origem ou propósito. Confira a seguir mais informações sobre o tema.

O que é TLD?

Mas afinal, o que significa TLD? Essa é a abreviação de Top-Level Domain. Esse termo se refere às partes superior e direita do nome de um domínio. Isso significa que é a última parte de uma URL que segue o domínio de segundo nível.

O Top-Level Domain é fundamental para compreender diversas informações sobre um site e, principalmente, sua origem. Ele ajuda a classificar e organizar os sites em categorias e geografias específicas.

Existem dois tipos principais de domínios de níveis superiores: os gTLDs (Generic Top-Level Domains) e os ccTLDs (Country Code Top-Level Domains). Cada tipo de TLD possui características distintas e serve a diferentes propósitos.

Conhecer o funcionamento dos diferentes tipos de TLDs é essencial. Com eles, você toma decisões mais informadas ao escolher um nome de endereço de internet e compreende melhor a estrutura

gTLD

Os gTLDs são TLDs genéricos não associados a uma localização geográfica específica. Eles são os mais comuns e incluem extensões conhecidas, como “.com”, “.org”, “.net” e muitos outros.

Em geral, eles são utilizados por organizações, empresas e indivíduos em todo o mundo. Cada gTLD pode ter suas próprias restrições ou requisitos para registro, mas costumam ser acessíveis globalmente.

Além dos tradicionais, o sistema foi expandido com a introdução de novos recursos mais descritivos, como “.app”, “.blog” e muitos outros. Essas novas extensões oferecem oportunidades para escolher nomes de domínio mais relevantes para um nicho específico.

ccTLD

Os ccTLDs são TLDs associados a códigos de países ou território específicos, como “.uk” para o Reino Unido, “.de” para a Alemanha e “.jp” para o Japão. Eles são usados principalmente por sites com conexão direta a uma nação ou região específica.

Os requisitos de registro de ccTLDs variam de país para país e podem incluir restrições de residência ou presença física na localidade correspondente. Cada país ou território tem seu próprio ccTLD, que é geralmente uma extensão de duas letras relacionada ao código nacional, conforme a norma ISO 3166-1.

sTLD

Os sTLDs são uma categoria especial patrocinada por organizações ou entidades específicas, muitas vezes relacionadas a um setor ou comunidade particular. Esses TLDs são regulados por suas organizações de patrocínio e têm critérios mais restritos para registro. Alguns exemplos seriam o “.gov” e o “.edu”.

Como funciona na prática?

O funcionamento dos TLDs na prática é relativamente simples, mas desempenha um papel fundamental na navegação na internet. Quando você digita um nome de domínio em um navegador da web, o sistema de resolução do registro de domínio DNS entra em ação.

O DNS verifica o TLD do domínio para determinar como ele deve ser resolvido. Se o ele for um gTLD, o sistema de resolução encaminhará a solicitação para os servidores de nomes autorizados para esse gTLD específico.

Quando os servidores de nomes autorizados são encontrados, eles retornam o endereço IP do servidor web associado ao domínio. Com o endereço IP em mãos, seu navegador pode se conectar ao servidor e exibir o site desejado.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO