23 / maio / 2023
5 MIN.

Atualização do algoritmo

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Já faz um tempo que o Google tem dado atenção a fatores como a experiência do usuário nas páginas da web. Aliás, esse é o aspecto mais importante da nova atualização do algoritmo, que teve seu lançamento adiado para 2021 devido à pandemia, mas que já foi anunciada pela gigante de buscas.

Nos últimos anos, o Google adicionou vários critérios de experiência do usuário como condição para uma boa classificação nos resultados de busca orgânica. Alguns deles são a velocidade de carregamento do site e a compatibilidade com o mobile. Dessa vez, a atualização foca em outros critérios, como interatividade e estabilidade visual.

Para te ajudar a entender melhor essas mudanças, separamos informações importantes sobre o novo algoritmo do Google. Assim, fica mais fácil saber o que esperar e como se preparar para elas, além dos efeitos práticos em seu site. Acompanhe!

Conheça o novo algoritmo do Google

De acordo com as informações divulgadas pelo Google, a atualização de experiência da página analisa como os usuários interagem com um site. O objetivo é tornar essa interação mais agradável em todos os navegadores, bem como nos dispositivos móveis.

Com a mudança, o algoritmo do Google passa a rankear não só os sites com melhores backlinks ou código on-page mais otimizado. Características como a popularidade do site e as buscas do nome da marca, somadas ao clique na página oficial, também ganham maior peso de classificação nas pesquisas.

Vale destacar que uma boa experiência na página não vai substituir a importância de um conteúdo relevante. A exceção fica para os sites que possuem várias páginas com material semelhante. Nesses casos, a experiência se torna mais expressiva para o ranqueamento no Google.

Prepare-se para a atualização do algoritmo

Entretanto, afinal, como se preparar para todas essas mudanças? Segundo o Google, a otimização exigirá um certo trabalho para os desenvolvedores. Por isso, junto ao anúncio da atualização do algoritmo, a empresa atualizou ferramentas já conhecidas como o Lighthouse e o PageSpeed Insights.

Além disso, o Google Search Console disponibiliza relatórios que ajudam proprietários de sites a identificarem rapidamente oportunidades de melhoria. Todavia, a seguir, pontuamos outros recursos que também podem facilitar a otimização da experiência na página.

Melhoria na velocidade

O tempo de carregamento de uma página tem forte impacto na experiência do usuário. Consequentemente, ele também afeta o desempenho desse site para o algoritmo de busca do Google. Portanto, procure manter a velocidade, tanto no desktop quanto no mobile, sempre abaixo de três segundos.

Redução de erros de requisição

A resposta do site às interações do usuário é um fator-chave na experiência. Erros de códigos da classe 400 precisam ser percebidos e solucionados rapidamente, ou passam a afetar a relevância da página.

Olho na concorrência

Analisar a situação do seu site é fundamental, mas isso não retira a importância de acompanhar o desempenho de páginas de concorrentes. Nesse sentido, certifique-se de entender não só o tráfego, mas os demais fatores que compõem uma estratégia de SEO.

Portanto, separe páginas populares e observe quais os diferenciais das marcas concorrentes, a qualidade do conteúdo publicado por lá, a atratividade do site para o usuário, etc. A partir dessa análise, trace estratégias para manter seu crescimento.

Desenvolvimento da usabilidade

A forma como seu usuário ou cliente interage com o site está ligada ao conceito de usabilidade. Por vezes, um simples pop-up em local inadequado pode atrapalhar uma venda ou uma conversão. Daí a importância de se examinar problemas de design, funcionalidade de botões e outros recursos da sua página.

Uma sugestão interessante é o uso de ferramentas que estudam o comportamento do usuário ao navegar pelo site. Os mapas de calor são um bom exemplo. A partir desse tipo de análise, é possível ver quais os pontos da página com mais quantidade de cliques, rolagens, entre outros detalhes.

Saiba qual é a importância de se adaptar a essas mudanças

Como lembramos lá no início, não é de hoje que o Google considera fatores ligados diretamente ao comportamento e à experiência do usuário em suas alterações de algoritmo.

Um dos mais recentes e emblemáticos é o EAT, que consiste nos critérios de expertise, autoridade e credibilidade para um bom ranqueamento. Outro exemplo é o último algoritmo do Google, lançado em janeiro de 2020, que mudou a disposição dos snippets para evitar a exposição de conteúdos repetidos nas pesquisas.

O fato é que, a cada atualização, é essencial conhecer bem as intenções dela e como manter um site otimizado, sem grandes perdas de tráfego. Por se tratar de uma agência especializada em SEO, a Gear SEO está sempre acompanhando os passos do Google quanto a implementação de novidades, como a classificação por experiência na página.

Cabe salientar que as alterações de algoritmo do SEO no Google impactam os sites de diferentes formas, de acordo com as características de cada negócio on-line. Portanto, frente a essas mudanças, o desafio é perceber quais são as métricas mais adequadas para sua página. O recomendável é acompanhar os anúncios oficiais, trabalhar com otimizações e aguardar a chegada da nova atualização.

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