04 / jun / 2020
4 MIN.

CMS

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Um CMS desempenha um papel fundamental nas estratégias digitais de empresas. A partir dele, é possível obter uma abordagem eficiente para gerenciar, criar e implementar conteúdo on-line. É uma ferramenta que agiliza uma série de operações e contribui para a publicação de conteúdos de forma organizada.

O que é um CMS?

CMS é a sigla para Content Management System. Esse tipo de sistema é responsável pelo armazenamento de diversos tipos de conteúdos hospedados em um site. Hoje em dia, sua abrangência é tanta que a grande maioria das empresas com presença on-line optam por sua utilização.

Geralmente, eles são projetados para oferecer uma experiência simplificada aos administradores, evitando recursos complexos que possam dificultar o gerenciamento. Entretanto, por meio de uma abordagem intuitiva e uma gama de possibilidades, são capazes de gerar layouts modernos e interativos com baixo custo.

Características de um CMS

Além de entender o que é CMS, é importante ter em mente que muitos desses sistemas permitem que um site seja administrado por várias pessoas simultaneamente, assim como fazer a publicação de novos conteúdos. Isso porque contam com mecanismos práticos de edição, capazes de notificar quando algo não está totalmente otimizado ou pronto para ir ao ar.

É possível classificar os conteúdos em diferentes categorias com o intuito de deixar o site mais organizado. Os plugins são elementos que tornam esses sistemas ainda mais práticos. Com eles, é possível automatizar uma série de tarefas e até mesmo implementar as informações pertinentes ao SEO com mais facilidade.

Em questões de segurança, caso alguém faça algum comentário em um conteúdo publicado, o mesmo pode ser previamente analisado pelo administrador do site antes de ir ao ar. Ativando essa função, você consegue impedir possíveis hackers de infiltrar em sua página com publicações abusivas.

Qual é a importância de utilizar um CMS?

O CMS traz inúmeros benefícios para quem faz uso desse sistema durante a hospedagem de um blog/site. Em busca de mais praticidade, quase todos os sites hospedados são fáceis de atualizar e não exigem a instalação de softwares, sendo facilmente editados via internet.

Instalar plugins no site pode ajudar a melhorar sua performance e a experiência do usuário. Como citado anteriormente, esse tipo de sistema também permite a implementação de SEO nos conteúdos, o que pode gerar aumento do tráfego orgânico e posicioná-lo melhor nas buscas. Para isso, considere:

  • implantar palavras-chave baseadas no volume de busca de forma estratégica;
  • inserir title e meta description em cada página;
  • fazer uso de imagens, infográficos e vídeos nos posts;
  • usar estratégias de link building com sites parceiros.

Os conteúdos implementados em sites hospedados em CMS na maioria das vezes não apresentam inconsistências e problemas no carregamento das páginas por conta de uma rápida velocidade e uma estrutura bem organizada. Além disso, lembre-se de que esse sistema possui um baixo custo de manutenção.

Quais são os tipos de CMS mais utilizados?

Existem diversos CMSs espalhados mundo afora. Contudo, alguns ganham destaque por serem bastante populares no mercado de SEO por terem fácil manuseio e excelente performance. Conheça alguns muito usados hoje em dia:

WordPress

Sendo o mais utilizado entre todos os tipos de CMS, o WordPress oferece serviços gratuitos aos usuários e hospeda diferentes tipos de sites. Seus principais diferenciais são um total sistema de segurança de dados, a facilidade em receber plugins e as atualizações necessárias.

Ghost

O Ghost é um sistema de código aberto focado exclusivamente na criação de blogs e publicações. Ele possibilita que sejam criados muitos sites utilizando elementos modernos. Uma vantagem dessa plataforma é que sua interface é limpa e intuitiva para os usuários, o que facilita a criação de conteúdos escritos.

Drupal

Uma das principais vantagens do Drupal é que é um sistema altamente modular e flexível, que permite criar e gerenciar sites e aplicativos da web. É um CMS SEO-friendly, o que permite utilizar recursos que facilitam a otimização de conteúdos para os mecanismos de busca.

Radiant

O Radiant é um CMS muito utilizado em sites de empresas de pequeno porte e blogs, além de conter diversos plugins que se adequam ao servidor. Ele possui código aberto uma interface totalmente intuitiva para a organização de conteúdos.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO