23 / maio / 2023
5 MIN.

Curso de SEO

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Uma das frentes do marketing digital que mais cresce, a otimização de sites para ranqueamento nos resultados de busca do Google oferece ótimo retorno a longo prazo, com investimentos inferiores à mídia paga. Mas como fazer isso? Neste artigo, vamos apresentar o porquê de investir na profissionalização por meio de cursos de SEO (Search Engine Optimization).

Enquanto alguns profissionais de comunicação, programação, designers e administradores procuram novos espaços de atuação por meio da aprendizagem de técnicas de SEO, outros dizem que o que mais vale é a prática. Abaixo, entenda os prós e contras de aprender SEO por meio de cursos. Vamos lá?

1. Em qual momento da sua carreira você está?

A primeira pergunta para decidir se uma certificação de SEO vale a pena é alinhar seus objetivos de carreira e onde você está agora. Se você possui conhecimentos básicos de SEO, um curso que oferece uma visão mais aprofundada é uma boa forma de desenvolver mais habilidades.

Já se você está em busca do primeiro contato com as técnicas, procure associar um curso de SEO grátis básico com a aprendizagem prática em torno de ferramentas utilizadas no processo de otimização. Experimente programas e recursos disponíveis para teste por tempo limitado.

2. Estudo de forma estruturada

Há quem aprenda colocando a “mão na massa” e quem prefira desenvolver o conhecimento teórico antes. Em ambos os casos, possuir um plano de aprendizado de forma estruturada organizada por um profissional de SEO faz diferença.

A ideia de um curso de SEO é construir um repertório de termos específicos das técnicas, como palavras-chave, backlinks, SEO on-page e off-page, etc. Em fóruns de discussão sobre qual o melhor processo para otimizar sites, muitos utilizam um vocabulário nichado para o universo especialista.

3. Evite falsos gurus

Vez ou outra surge alguém se autodeclarando especialista na área e dando conselhos. Nós, como agência especializada e dedicada ao SEO, podemos dizer que o aprendizado nessa área é constante e não se limita ao SEO curso. Trabalhar com tecnologia exige um profissional curioso, em crescimento contínuo e atento às tendências.

Por isso, mais do que respostas, construímos uma metodologia exclusiva para o trabalho de SEO, baseada em processos e mensuração de resultados. Dessa forma, conseguimos desenvolver soluções e estratégias adaptadas aos mais diferentes modelos de negócio, sempre em busca do aumento do tráfego orgânico e, por consequência, receita.

4. Validação

Ao realizar um curso de SEO, você consegue obter uma certificação para atuar na área. Para se candidatar a vagas profissionais, possuir uma validação do conhecimento pode aumentar as suas chances.

5. Saiba estratégia e não programas

Se você entende que uma estratégia de otimização de sites consiste apenas em procurar por palavras-chave com maiores volumes de busca e inseri-las no seu conteúdo, saiba que o processo vai muito além.

Por isso, na Gear SEO, atuamos em cinco frentes de trabalho: estratégia de palavras-chave, produção de conteúdo original, SEO on-page, Link Building e mensuração de resultados.

Um resultado satisfatório em tráfego orgânico envolve todas essas frentes. Assim, mais que aprender a operar as ferramentas aliadas ao processo, procure compreender os fatores de ranqueamento utilizados pelo Google e como aprimorá-los.

Onde aprender SEO?

Se após a leitura deste artigo você ficou interessado em aprofundar seus conhecimentos, separamos opções de curso de SEO online e presencial que valem a pena.

Online

Básico de SEO e Google Adwords, ESPM

Uma opção para compreender as diferenças entre campanhas de mídia e o funcionamento dos buscadores, além de estudos sobre a concorrência e como aplicar as técnicas de otimização e segmentação, conforme o modelo de marketing escolhido.

SEO Essentials Certificate, Moz

A Moz é uma ferramenta utilizada no trabalho de SEO e que também oferece um curso com os princípios básicos da técnica de otimização. Entre os temas discutidos estão os conceitos fundamentais e as últimas novidades do mercado.

SEO Training For More Traffic & Sales, Backlinko

A empresa Backlinko, que carrega o título de um dos blogs de marketing mais populares do planeta, oferece um curso mais prático do que teórico, baseado em um passo a passo para reproduzir o modelo do fundador do negócio, Brian Dean.

O curso é recomendado para quem já possui certa experiência em marketing digital, pois embora apresente conceitos para iniciantes, as informações podem ser melhor absorvidas por quem já tem mais conhecimento.

Presencial

Curso de SEO na Prática, Comschool

O curso da Comschool aborda desde as técnicas que devem ser aplicadas no código das páginas (Insite SEO), como as práticas recomendadas para que sites externos mencionem o seu (Outsite SEO).

Outra opção é o curso de gerentes de ecommerce e marketing digital, ministrado por diversos professores, entre eles o CEO da Gear SEO, Rodrigo Botinhão. O curso propõe a aprendizagem de diferentes frentes associadas ao marketing digital, como SEO, Analytics e E-mail Marketing.

SEO – Planejamento e Prática, Impacta

O curso da Impacta é focado em profissionais que atuam com sites, blogs ou lojas virtuais que objetivam diminuir o curso de aquisição paga e optar por um crescimento orgânico. A disciplina permite a combinação de teoria e prática por meio da elaboração de um projeto.

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