Em um projeto de SEO, o Link Building desempenha um papel fundamental na busca pelas primeiras posições. Trata-se de uma estratégia que consiste no processo de adquirir links, visando dar evidência a sites que desejam ser bem ranqueados nos mecanismos de busca.
Ao falar de SEO Off-Page, implementar links de uma página em outros sites de forma eficiente é uma maneira de conquistar cada vez mais diferentes relações no meio digital. Isso impulsiona a visibilidade e a autoridade do site ou página, melhorando o posicionamento no Google e, consequentemente, aumentando os acessos.
Mas afinal, o que é Link Building? Essa estratégia pode ocorrer de duas formas: direta ou indiretamente. Quando se estabelece uma parceria com outros sites, enquadra-se, assim, na maneira direta de se conseguir links.
Marina Fernandez, Head de Link Building na Gear SEO com mais de sete anos de experiência na área e em SEO, explica que “todos os sites possuem uma autoridade de domínio, logo, aquele que tiver a autoridade mais expressiva será interpretado pelos buscadores (Google) como referência em seu segmento e terá melhores chances de ranquear acima em relação aos outros domínios com os quais está competindo na SERP. ”
No entanto, é totalmente possível que um site seja citado em outros portais por espontânea vontade, sendo essa uma forma indireta de se fazer SEO Off-Page no Link Building. Para obter um link em um site parceiro, é necessário que haja conteúdo. A sua produção é importantíssima para que o Google considere a linkagem do site natural.
“O backlink deve fazer sentido no conjunto do conteúdo onde está inserido e também com o próprio site que publica esse conteúdo, para que seja o mais natural possível e faça sentido para a estratégia”, diz Marina.
Com o URL do conteúdo em mãos e o link inserido no texto, entra-se em contato com outras páginas, blogs e portais em geral que, de alguma maneira, sejam oportunos para ter o endereço do site inserido. No entanto, é importante ressaltar que o conteúdo em questão precisa ter qualidade.
Uma das principais recomendações no Link Building é que o conteúdo da página deve ser útil e interessante. Além disso, também é recomendado que as estratégias SEO sejam implementadas, visando um ranqueamento ainda melhor desse conteúdo. Bons links são mais difíceis de achar, então, é importante dar atenção a isso.
Quanto mais relevante for o site, melhor será o link. Isso não só desperta o interesse dos usuários, como o site pode acabar, em algum momento, sendo usado como referência, seja em um artigo, reportagem ou recomendação.
Ao compreender como fazer Link Building, é importante saber que existem diferentes tipos de links, os chamados follow e no follow. Os follow links (ou dofollow) servem para transmitir autoridade para uma página confiável e auxiliam os rastreadores dos mecanismos de busca a compreenderem o conteúdo da página.
Já os links no follow são incluídos no conteúdo para redirecionar o usuário para outro site. Eles são acompanhados pelo atributo rel=”nofollow” e indicam para os mecanismos de pesquisa que não deve ser rastreado. No Link Building, esses links são importantes para atrair tráfego de referência.
Dofollow e nofollow são tags que constatam se o Google identifica a linkagem ou não. Sendo nofollow, a relação passa batida pelo sistema, mas mesmo assim ela pode ser importante, visto que os usuários vão identificá-la. Também é possível que um site com mais links do que outro qualquer esteja pior qualificado pelo sistema do Google.
A construção de links relevantes é uma estratégia muito benéfica para o SEO. O Google avalia, por meio desses links, quão bem ou mal uma página deve estar posicionada nas buscas. O texto, além de ser de qualidade, precisa ter relação com a página linkada.
Muitos links podem ser irrelevantes ou até ruins para um portal, fazendo não valer a pena que estejam lá. Não basta colocar o link de um conteúdo específico em qualquer página que os contextos não se relacionem. Nesse caso, o site pode chegar até a ser banido do Google, por isso, é preciso cuidado e eficiência no processo de linkagem.
“O foco deve ser sempre na qualidade dos backlinks versus a quantidade. Um número reduzido de links com alta autoridade certamente trará mais benefícios ao domínio a longo prazo do que um grande volume com baixa autoridade e qualidade”, explica Marina.
Links não são simplesmente links. Se um site está linkado para outra página, esse portal está dando um “voto de confiança” à página. É quase como dizer que vale a pena acessá-la, pois ela é segura, possui um bom conteúdo e pode agregar informação. Cria-se uma relação por meio do Link Building.
São essas relações digitais por meio dos links que qualificam a reputação de um site. Quanto mais relações, ainda mais se forem feitas com outros sites de boa imagem, maior a sua autoridade, além de um bom ranqueamento nos mecanismos de busca.
Veja aqui dos termos mais buscados em Marketing Digital e SEO com separados em ordem alfabética.
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