08 / dez / 2023
3 MIN.

URL Rating

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Dentre muitas métricas e indicadores que os especialistas de SEO devem levar em consideração no processo de acompanhamento de resultados e monitoria contínua, o URL Rating se destaca. De forma geral, ele é um recurso utilizado para verificar a qualidade de links de determinada página.

A qualidade dos links é um fator essencial para aumentar a visibilidade de uma página nos resultados dos mecanismos de busca. A seguir, você entende com mais detalhes sobre o URL Rating: o que é, como funciona e como realizar esse processo utilizando as ferramentas adequadas.

O que é?

O URL Rating (ou UR) representa a autoridade ou a relevância de uma página na web. Esta métrica é atribuída a uma URL específica com base em diversos fatores, como a qualidade e a quantidade de links que apontam para essa página.

Para simplificar, essa medida representa a força que uma página tem na internet. Quanto maior a classificação da URL, mais chances de a página obter melhor classificação nos buscadores. Por isso, essa é uma métrica fundamental para profissionais de SEO.

As verificações são geralmente realizadas em plataformas específicas para análise do SEO de uma página, como a Ahrefs, voltada principalmente para analisar métricas relacionadas ao Link Building, fazendo verificação avançada de backlinks e de outras funcionalidades relacionadas à autoridade de domínios.

Enquanto o URL Rating e o PageRank têm a função de avaliar a qualidade de uma página, algumas funções específicas diferenciam essas duas métricas. O segundo recurso, desenvolvido pelo Google, concentra-se principalmente na quantidade e na qualidade dos links direcionadores.

E o DR?

É comum a dúvida sobre a diferença entre o UR e o DR (Domain Rating). Apesar de ambos serem recursos para a avaliação de qualidade de páginas, o que os diferencia é o nível de complexidade de cada um. O primeiro avalia apenas o page level, enquanto o segundo verifica a qualidade geral do domínio.

Entretanto, se engana quem acredita que essas métricas não estão relacionadas. A alta classificação de uma URL impacta diretamente no domain level, uma vez que está vinculada ao domínio. Por conta disso, é possível que o tráfego do seu site melhore, assim como a visibilidade nos mecanismos de pesquisa.

Como funciona?

O funcionamento do URL Rating envolve uma análise profunda dos backlinks direcionados para uma determinada página. Cada link é avaliado com base em qualidade, relevância e autoridade. Assim como o Domain Rating e o PageRank, a classificação do URL Rating vai de 0 até 100.

Por isso, quanto mais links bons uma página obtiver, maior será o URL Rating. Entretanto, é importante saber que a quantidade não é um fator determinante para a qualidade. Por isso, os mais relevantes têm um impacto mais significativo na classificação.

Além disso, o URL Rating também considera a presença de links internos, a estrutura do conteúdo e outros fatores relacionados às implementações on-page em um site.

Como verificar o URL Rating?

Verificar o URL Rating de uma página é uma tarefa relativamente simples. Para isso, é importante utilizar as ferramentas adequadas, como o Ahrefs, mencionado anteriormente.

Inserindo as URLs desejadas na ferramenta, ela gerará o UR correspondente. Além disso, ela também fornece outras informações relevantes, como uma série de dados relacionados aos backlinks.

É importante realizar verificações regulares do URL Rating no Ahrefs, pois as classificações podem mudar com o tempo. Isso permite ajustar estratégias de SEO conforme o necessário para manter ou aumentar a autoridade de uma página na web.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO