21 / mar / 2024
4 MIN.

Domain Rating

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Você sabe como medir a relevância, a qualidade e a autoridade de um domínio em relação aos demais? A Domain Rating é a métrica que ajuda a identificar esses fatores e ter um direcionamento essencial para a estratégia de Link Building em um projeto de SEO. 

Sabendo o que é Domain Rating, como medi-lo e como tomar iniciativas para melhorá-lo, você tem mais chances de evoluir e destacar seu site a longo prazo. Mais que isso, é possível acompanhar as mudanças da métrica e evitar punições que diminuam a avaliação dos mecanismos de busca. 

O que é Domain Rating?

A Domain Rating, traduzida como Classificação do Domínio, é uma métrica do Ahrefs (empresa que desenvolve ferramentas de SEO) para medir a autoridade de um site. “O recurso tem os próprios mecanismos e dados que fazem ranqueamento para determiná-lo”, explica Marina Fernandez Guedes, Head de Link Building na Gear SEO, com cinco anos de experiência.

A DR, como também é chamada, é medida em uma escala de 0 a 100, progressivamente. Quanto maior o número, melhor é a avaliação. De acordo com a ferramenta, o cálculo é feito de maneira automatizada. Ele avalia a quantidade de domínios únicos que linkam para o site e a autoridade de cada um deles. 

“De pouco adianta ter muitos domínios e todos eles serem de baixa qualidade. É muito melhor ter poucos de alta qualidade do que muitos ruins”, reforça Marina. Por isso, a avaliação do Google analisa a qualidade dos backlinks, considerando contexto e assertividade. 

É importante ressaltar que todos os sites da internet compartilham essa métrica e passam pela avaliação simultaneamente, sem separação de segmento. “A quantidade de domínios que podem ter uma autoridade estabelecida é limitada. Então, existe um movimento entre eles. Se algum ganha autoridade, outro provavelmente vai perder”, diz a Head.

A métrica é permanente?

A DR do Ahrefs é avaliada constantemente e sofre variações ao longo do tempo. Conforme os sites ganham backlinks e têm uma progressão na métrica, os outros domínios se redistribuem entre as faixas de Domain Rating. Ou seja, ainda que tudo esteja em ordem com as linkagens, as mudanças são normais e já esperadas.

O que essa métrica leva em consideração?

Além da qualidade e da quantidade de backlinks, a idade do site também é um fator de influência da métrica. “Entende-se que um domínio antigo é mais valioso porque ele já está presente na internet há muitos anos, ou seja, há menor probabilidade de ele ser malicioso ou nocivo”, explica a especialista em SEO

Segundo Marina, um domínio mais antigo tem maior autoridade do que um novo, pois todo site começa com o DR zerado. Então, é preciso construir do zero esse fator.

Para exemplificar, ainda que uma marca popular, que já tem um site, crie uma versão adicional, a autoridade é reiniciada no domínio recém-desenvolvido. Por isso, precisa ser estruturada desde o começo.

Ainda que a ferramenta não indique de forma concreta, a popularidade também pode influenciar na autoridade do site. Quanto mais conhecido e mais referido ele for, por outras páginas, mais chances tem de ser melhor avaliado e até mesmo de subir no ranqueamento do Google.

Como melhorar a pontuação?

Já que a qualidade e a quantidade de links que indicam o site são critérios da Domain Rating, o trabalho de Link Building pode ajudar a melhorá-la. Segundo Marina, ele tem como objetivo “conseguir linkagens relevantes e de alta qualidade para o seu domínio, e ajuda a selecionar as melhores oportunidades para o seu segmento”.

Sites que já são conhecidos e populares, como os de grandes marcas, nem sempre têm um projeto específico para prospecção de links, pois o processo acontece de forma orgânica. Porém, os domínios que estão começando tendem a caminhar com mais assertividade quando utilizam essa estratégia. 

Nesse caso, na tentativa de aumentar a autoridade do site, o ideal é que o projeto busque os melhores domínios que façam sentido para o negócio e para a popularidade dele. Isso significa não apenas que todos precisam ter alta Domain Rating, mas também que tenham relação e criem um contexto favorável. 

A prospecção ativa tem um efeito de incremento na autoridade a longo prazo de, pelo menos, seis meses. Em alguns casos, a progressão pode acontecer em um tempo menor, mas não é algo previsível. Um efeito saudável pode ser visto e monitorado em um intervalo maior, principalmente pelo fato de o crescimento ser gradual.

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