Glossário de SEO

Domain Rating

Métrica essencial para o SEO e as estratégias de marketing digital, o Domain Rating é um indicador criado pelo Ahrefs para avaliar a qualidade e força de um domínio do site. Seu papel para a construção de credibilidade é fundamental, além de ser extremamente útil na classificação do Google.

Ao entender como o Domain Rating é calculado e implementar estratégias para melhorá-lo, você pode aumentar a visibilidade do seu site e alcançar melhores resultados nos buscadores. Para entender melhor sobre essa métrica, continue a leitura!

O que é Domain Rating?

O Domain Rating (também conhecido como DR ou autoridade de domínio) é uma métrica que serve para avaliar uma série de aspectos sobre um domínio de site. Ele é calculado de 0 a 100 com base em diversos fatores, incluindo o número e a qualidade dos backlinks recebidos de outros sites.

Quanto mais backlinks de alta qualidade um domínio apresentar, consequentemente maior será a autoridade dele. Isso significa que ter um alto DR também pode aumentar a visibilidade nos resultados da SERP, a página de resultados dos buscadores.

Além disso, o Domain Rating Score é um indicador importante para avaliar a concorrência, uma vez que permite comparar a autoridade de diferentes sites. Quando um site apresenta um DR maior que outro, isso geralmente significa que ele possui uma vantagem competitiva em relação aos resultados de busca.

Buscadores como o Google priorizam os sites com maior autoridade. Por isso, acompanhar essa métrica e trabalhar para otimizá-la é importante para aumentar o tráfego orgânico e a visibilidade do seu site.

Domain Rating vs Domain Authority

Uma dúvida comum quando se fala em autoridade de domínio na internet diz respeito à relação domain rating vs domain authority. Mas afinal, qual seria a principal diferença entre esses dois indicadores? Apesar de ambos serem indispensáveis para o SEO, eles possuem finalidades diferentes.

O Domain Rating no SEO se concentra na análise dos backlinks, ou seja, aqueles que apontam para um domínio. Por outro lado, o Domain Authority (DA) leva outros fatores em consideração, como a qualidade dos backlinks, a estrutura geral do site, a relevância do conteúdo e muito mais.

Outra diferença notável entre DR e DA são os desenvolvedores de cada uma dessas métricas. O Domain Rating, como citado anteriormente, foi desenvolvido pelo Ahrefs. Já o Domain Authority foi criado pela Moz.

Como é calculado?

Alguns aspectos podem ajudar a entender melhor o impacto do Domain Rating no Google e como um domínio é situado na escala de 0 a 100. Essa pontuação é baseada principalmente em backlinks de qualidade, diversidade de links, relevância do conteúdo e atualizações.

Backlinks

A qualidade e quantidade de links que apontam para um domínio desempenham um papel significativo no cálculo do DR. Quanto mais links de sites relevantes e de alta autoridade apontarem para o seu domínio, maior será a sua pontuação de DR.

Diversidade

A variedade de fontes dos links também é importante. Ter uma ampla gama de sites vinculando ao seu domínio pode melhorar a autoridade da sua página.

Relevância

O conteúdo do seu site deve ser relevante para o seu nicho e interessante para os usuários. Conteúdo de qualidade tende a atrair mais links e, portanto, melhorar a pontuação no Domain Rating Checker – a ferramenta que exibe a pontuação da autoridade do seu domínio.

Atualizações

Sites regularmente atualizados alcançam classificações mais altas. A frequência das atualizações e a qualidade do conteúdo novo também influenciam a pontuação de Domain Rating.

Veja aqui dos termos mais buscados em Marketing Digital e SEO com separados em ordem alfabética.

 

Glossário de SEO

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z