28 / mar / 2024
5 MIN.

Screaming Frog

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

A auditoria é um processo fundamental para o SEO. A partir dela, é possível identificar melhorias técnicas a serem implementadas em um site para otimizar o desempenho e oferecer uma experiência de navegação mais satisfatória ao usuário. Uma das ferramentas mais utilizadas nesse processo é o Screaming Frog.

O principal objetivo do Screaming Frog é auxiliar na análise de um site ou blog de forma ampla. Isso ajuda a rastrear domínios da internet com a perspectiva dos algoritmos do Google, obtendo informações valiosas como erros em scripts, status de titles, meta descrições e outros metadados importantes.

O que é Screaming Frog?

De acordo com Matheus Otenio, analista de On-Page da Gear SEO com expertise há mais de três anos, o Screaming Frog é uma ferramenta avançada para realizar auditoria técnica focada em SEO. Ele se baseia no conceito do Google e simula o rastreio para analisar diversas métricas das páginas de um site.

O Screaming Frog para SEO é disponibilizado em duas versões: Spider e Log File Analyser. Elas têm funcionamentos específicos e são voltadas para diferentes processos de análise, complementando-se na verificação feita pelos especialistas em On-Page. 

SEO Spider

O Screaming Frog SEO Spider é um software que executa múltiplas funções, como explorar sites de níveis de complexidade pequenos e grandes com eficiência, além de analisar dados em tempo real. Outras tarefas desempenhadas são:

  • encontrar links quebrados;
  • analisar metadados de páginas (titles, meta descrições etc.);
  • coletar dados a partir do código HTML de uma página;
  • gerar sitemaps em XML;
  • descobrir conteúdos duplicados;
  • revisar diretrizes e dados do robot.txt;
  • visualizar a arquitetura de um site.

O software tem uma versão de avaliação sem custo e uma paga com acesso ilimitado aos recursos. A licença gratuita do Screaming Frog SEO Spider permite analisar até 500 URLs.

SEO Log File Analyser

Já o SEO Log File Analyser é a versão do Screaming Frog voltada para o envio e a análise de arquivos de log. Ele faz uma verificação dos bots dos principais mecanismos de busca e de outros dados importantes para auxiliar nas tomadas de decisão em um projeto de SEO. As principais funções envolvem:

  • identificar problemas de performance e carregamento de páginas;
  • identificar páginas órfãs;
  • auditar redirecionamentos temporários e permanentes;
  • analisar links quebrados e outros erros de códigos.

Em quais casos pode-se utilizar o Screaming Frog?

A ferramenta pode ser utilizada “para identificar pontos que precisam de correção e melhoria em um site, seja para uma auditoria completa, seja para a validação de algo implementado por desenvolvedores”, explica Matheus Otenio.

Nesse processo detalhado de análise e avaliação, também são identificados pontos fortes/fracos e oportunidades relacionadas às práticas de otimização dos sites para mecanismos de busca. As principais funções que podem ser desempenhadas no Screaming Frog estão descritas a seguir.

Auditoria técnica

O principal objetivo é verificar questões técnicas que podem afetar o desempenho do site nos mecanismos de busca. Isso inclui identificar páginas quebradas (erros 404), redirecionamentos incorretos, problemas de rastreamento, de indexação e muito mais.

Rastreamento de URLs

Ao iniciar essa ferramenta de SEO, é necessário inserir o URL do site a ser analisado. É feito um rastreamento com uma análise dos links internos, como uma exploração do domínio — semelhante ao que um mecanismo de busca faria. Essa etapa coleta informações sobre todas as páginas.

Análise de dados on-page

O Screaming Frog analisa as informações coletadas, permitindo que você identifique problemas ou oportunidades de otimização em elementos on-page. É possível, por exemplo, verificar se as palavras-chave alvo estão presentes nos títulos e nas meta descrições, se as tags de cabeçalho estão adequadamente formatadas ou se existem problemas com duplicação de conteúdo.

Tempo de carregamento das páginas

Esse programa para SEO ajuda a identificar páginas com tamanho excessivo ou tempo de carregamento lento. O desempenho do site é um fator importante para a experiência do usuário e também pode afetar a classificação nos mecanismos de busca.

Outras funcionalidades

Matheus Otenio, especialista de On-Page, explica que também é possível simular a renderização das páginas e vincular o rastreio a ferramentas, como GSC, Analytics e PageSpeed Insights. Isso deixa a análise ainda mais densa, com dados de resultados que vão além das informações técnicas do rastreio.

“Outras funcionalidades interessantes são o agendamento de rastreio, que pode ser um grande trunfo para o acompanhamento da evolução de um projeto, principalmente quanto à implementação de demandas técnicas. Junto a isso, é possível comparar dois rastreios do mesmo site”, finaliza.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO