O que significa snippet para o SEO? Também conhecido como “snippet otimizado para os mecanismos de busca”, ele nada mais é do que uma breve descrição ou um trecho de um conteúdo exibido nos resultados de busca do Google ou de outros motores.
O snippet visa fornecer uma prévia do conteúdo para o usuário, tentando atraí-lo a clicar no link para obter mais informações. Quer entender como o snippet funciona na prática? Nós, da Gear SEO, explicamos!
Sabendo o que é snippet, você deve estar se perguntando como ele funciona. Ele tem como principal objetivo melhorar a visibilidade e a taxa de cliques (CTR) de uma página nos resultados de pesquisa. O snippet consiste em um título, uma URL e uma descrição do que o usuário encontrará na página.
Para a construção do snippet, o algoritmo de busca analisará diversos fatores de uma página, como o título, a meta descrição, o conteúdo, as tags do cabeçalho, os marcadores, as listas e outros elementos. Ele é gerado automaticamente pelos mecanismos de busca.
Outros fatores podem ser considerados para a criação de um snippet no SEO, como a popularidade da página, a relevância da consulta de pesquisa, a localização do usuário e até o dispositivo usado para visualização. Os mecanismos de busca estão sempre em evolução, então, não há uma fórmula exata para o snippet.
Como mencionamos, o snippet aumenta a visibilidade da sua página nos resultados de pesquisa, atraindo a atenção dos usuários. No entanto, ele vai muito além disso! Um snippet bem otimizado aumenta a confiança e a autoridade do seu site, fazendo com que os usuários tenham uma maior propensão a clicar.
O snippet destaca o que a sua página tem de mais essencial a oferecer para o usuário. Isso fará com que ele tenha uma ideia do que esperar e decida previamente se a página atende ao que ele está procurando.
Visto que o snippet no Google — assim como outros mecanismos de busca — é automático, existem algumas práticas de SEO que ajudarão a aumentar as chances de ele se tornar relevante. Confira alguns exemplos do que fazer para ser exibido nos resultados de busca:
Lembre-se: embora essas práticas aumentem as chances de ter um snippet relevante, cada mecanismo de busca tem seus próprios algoritmos para a seleção do que eles exibirão. Portanto, não há garantia de que o snippet será exibido. Foque nas boas práticas de SEO que, de qualquer forma, trarão resultados.
Veja aqui dos termos mais buscados em Marketing Digital e SEO com separados em ordem alfabética.
A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z