27 / jul / 2023
3 MIN.

Snippet

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

O que significa snippet para o SEO? Também conhecido como “snippet otimizado para os mecanismos de busca”, ele nada mais é do que uma breve descrição ou um trecho de um conteúdo exibido nos resultados de busca do Google ou de outros motores. 

O snippet visa fornecer uma prévia do conteúdo para o usuário, tentando atraí-lo a clicar no link para obter mais informações. Quer entender como o snippet funciona na prática? Nós, da Gear SEO, explicamos!

Como o snippet funciona?

Sabendo o que é snippet, você deve estar se perguntando como ele funciona. Ele tem como principal objetivo melhorar a visibilidade e a taxa de cliques (CTR) de uma página nos resultados de pesquisa. O snippet consiste em um título, uma URL e uma descrição do que o usuário encontrará na página.

Para a construção do snippet, o algoritmo de busca analisará diversos fatores de uma página, como o título, a meta descrição, o conteúdo, as tags do cabeçalho, os marcadores, as listas e outros elementos. Ele é gerado automaticamente pelos mecanismos de busca. 

Outros fatores podem ser considerados para a criação de um snippet no SEO, como a popularidade da página, a relevância da consulta de pesquisa, a localização do usuário e até o dispositivo usado para visualização. Os mecanismos de busca estão sempre em evolução, então, não há uma fórmula exata para o snippet.

Por que ele é benéfico?

Como mencionamos, o snippet aumenta a visibilidade da sua página nos resultados de pesquisa, atraindo a atenção dos usuários. No entanto, ele vai muito além disso! Um snippet bem otimizado aumenta a confiança e a autoridade do seu site, fazendo com que os usuários tenham uma maior propensão a clicar.

O snippet destaca o que a sua página tem de mais essencial a oferecer para o usuário. Isso fará com que ele tenha uma ideia do que esperar e decida previamente se a página atende ao que ele está procurando. 

Práticas de SEO para aumentar as chances de um snippet relevante

Visto que o snippet no Google — assim como outros mecanismos de busca — é automático, existem algumas práticas de SEO que ajudarão a aumentar as chances de ele se tornar relevante. Confira alguns exemplos do que fazer para ser exibido nos resultados de busca:

  • palavras-chave: incorpore palavras-chave estratégicas, que os usuários estão buscando, nos conteúdos do seu site;
  • meta descrição: deixe a meta descrição relevante e atraente para as páginas do site. Ela deve ser informativa, incentivando os usuários a clicarem no link;
  • título: o título é crucial para chamar a atenção do usuário, por isso, faça-o de forma criativa;
  • conteúdos de qualidade: certifique-se de que o conteúdo seja relevante para o usuário, respondendo às principais perguntas e dando informações úteis;
  • carregamento da página: otimize o tempo de carregamento da sua página. Os mecanismos de busca a consideram um fator de classificação. As páginas mais rápidas e responsivas tendem a exibir snippets mais relevantes;
  • rich snippets: consistem em oferecer informações adicionais aos usuários, como avaliações de produtos, horários de eventos, receitas e muito mais. Por isso, complemente a página com tudo que for relevante para você.

Lembre-se: embora essas práticas aumentem as chances de ter um snippet relevante, cada mecanismo de busca tem seus próprios algoritmos para a seleção do que eles exibirão. Portanto, não há garantia de que o snippet será exibido. Foque nas boas práticas de SEO que, de qualquer forma, trarão resultados.

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