13 / set / 2023
4 MIN.

Branded keyword

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

As branded keywords são elementos cruciais para o sucesso de uma marca no mundo dos negócios. Para construir essa presença digital, elas representam uma parte fundamental na estratégia de uso de palavras-chave, uma vez que podem ajudar a impulsionar a visibilidade de uma empresa no ambiente on-line.

Com foco no aumento de reconhecimento da marca, elas ajudam na ampliação do tráfego orgânico. Sendo assim, ao fazer o levantamento adequado e aplicar as práticas de otimização com eficácia, você pode colher benefícios importantes para seu negócio e torná-lo ainda mais influente.

O que são branded keywords?

Mas afinal, o que é branded keyword? Conhecidas também como palavras-chave de marca, elas nada mais são do que termos de pesquisa que incluem o nome ou a marca de uma organização. Seu principal objetivo é fazer com que os usuários encontrem soluções específicas conforme a marca que desejam consumir.

Por exemplo, se um usuário está navegando na internet em busca de um tênis específico da Nike, é muito comum que ele utilize o termo “tênis Nike” nas pesquisas. Nesse contexto, a palavra “Nike” é a branded keyword.

Nas estratégias de marketing de conteúdo, é importante ter em mente que essas palavras-chave podem variar conforme a complexidade. Por isso, elas podem incluir do nome da marca até termos específicos relacionados aos produtos ou serviços oferecidos.

O uso adequado desses termos é fundamental para auxiliar um negócio a direcionar tráfego relevante para o site, aumentando o reconhecimento e a fidelização do público. Assim, as possibilidades de conversão também são impulsionadas, uma vez que as branded keywords são utilizadas por pessoas que já têm conhecimento da marca.

Quais são as vantagens de utilizá-las?

Existem muitas razões pelas quais as empresas devem selecionar palavras-chave utilizando termos branded ou non-branded (ou seja, aquelas que não possuem correlação com uma marca). O uso de cada uma delas varia de acordo com a necessidade de cada negócio. Veja as principais vantagens a seguir:

Visibilidade da marca

O uso de palavras-chave branded pode garantir que a sua marca apareça na SERP quando os usuários fazem pesquisas específicas relacionadas a ela. Esse é um aspecto que fortalece a presença digital e ainda consolida sua identidade.

Tráfego qualificado

Como já citado, os visitantes que chegam ao seu site por meio de pesquisas realizadas com as palavras-chave de marca geralmente apresentam um interesse maior quando comparado às pesquisas sem termos especificamente relacionados. Assim, eles representam um tráfego mais qualificado e têm maior probabilidade de serem convertidos.

Proteção da marca

Otimizar páginas e conteúdos para branded keywords é um passo fundamental para proteger a sua marca da concorrência. Além disso, também ajuda a evitar estratégias mal-intencionadas de terceiros ao tentarem utilizar o nome da sua marca nas próprias táticas.

Como utilizar?

Para encontrar as palavras-chave branded mais adequadas para o seu planejamento estratégico, é importante utilizar as ferramentas de pesquisa de keywords. Essa é a principal forma de encontrar os termos mais relevantes, que se relacionam ao universo do seu negócio ou que estão diretamente ligados à marca e seus produtos.

Dessa forma, é possível criar conteúdo relevante com foco nos termos levantados. Esse tipo de estratégia inclui a criação de páginas dedicadas a produtos e serviços específicos. Para isso, as branded keywords são incluídas no corpo do texto (em títulos, subtítulos etc.) e nos metadados de cada página.

Outro ponto importante é acompanhar o desempenho das branded keywords ao longo do tempo. Isso permitirá que você identifique quais delas estão gerando tráfego de acordo com as estratégias aplicadas e, principalmente, onde é possível melhorar.

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