05 / jun / 2020
4 MIN.

Dominance Index

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

O Dominance Index é um tipo de métrica agregada – ou seja, consolidada a partir de diferentes métricas – que representa, por meio de posicionamento e volume de busca de uma keyword, o tráfego orgânico de seu site. Esse índice é calculado por uma ferramenta chamada SERPWatcher, lançada pela plataforma de monitoramento de palavras-chave em tempo real, a Mangools.

Em outras palavras, a SERPWatcher é um instrumento de rastreio de rankeamento de palavras-chave. Mas, o mais importante sobre ele, segundo a Mangools, é que não se trata das classificações puramente, mas sim sobre como essas palavras e seus rankings interferem no tráfego orgânico.

Como calcular o Dominance Index?

O valor do Dominance Index é calculado em tempo real. Isso quer dizer que ele muda de acordo com o período selecionado dentro da própria ferramenta, o que pode variar entre os últimos sete dias até o início das suas atividades on-line. Também significa que os números podem estar diferentes em questão de horas, já que é simultâneo ao volume de buscas feitas.

Para que a ferramenta consiga realizar esse cálculo, você primeiro deve selecionar um número de palavras-chave que serão monitoradas pela SERPWatcher. Ela as colocará em uma espécie de lista, especificando seus posicionamentos no ranking de busca, sua posição média, mudanças de colocação, melhor performance e volume de busca, respectivamente.

Assim, fica mais claro visualizar o desempenho das palavras e monitorar seu uso, podendo otimiza-lo ou não nos textos feitos em modelo SEO.

O que classifica um bom Dominance Index?

Essa métrica está inserida em uma escala de 0 a 100. Quanto mais perto do número 100, mais o negócio domina seu respectivo nicho.

Ao lado do número que indica seu Dominance Index, um gráfico mostra a variação da métrica dia a dia. Desse modo, você monitora seu desempenho, conseguindo identificar razões para potenciais quedas ou crescimentos.

Maiores mudanças em volume de busca

Duas tabelas com as maiores mudanças em volume de busca de palavras-chave – uma que mostra as que tiveram maior procura em determinado período e outra as que caíram em número de buscas – ajudam a entender quais os melhores termos a serem inseridos no seu site ou blog.

Com essa entrada, fica explicitado quais palavras monitoradas estão melhor ou pior ranqueadas em tempo real. Assim, você pode alterar as palavras-chave usadas no seu texto, escolhendo outras que estejam melhor posicionadas e melhorar seu desempenho.

Fluxo de posição de palavra-chave

O gráfico que mostra o fluxo de posição de palavras-chave diz quais termos cresceram em volume de busca, quais caíram e quais estacionaram.

Essas alterações, principalmente aquelas que demonstram declínio em volume de busca, não representam necessariamente um resultado ruim. Isso porque a queda pode ter diversas origens – atualizações do Google, por exemplo.

Quando um termo é muito amplo e sua busca diminui, isso não majoritariamente impacta de modo negativo no fluxo do seu site, já que na maioria das vezes esses termos têm um número de procura muito grande.

Distribuição de posição de palavra-chave

Um tipo de mapa de calor vai identificar qual o rankeamento de suas palavras-chave rastreadas. Assim você consegue saber em qual posição nas pesquisas do Google o seu site aparece quando determinado assunto for consultado.

Também é um bom método para definir quais termos continuar utilizando nos textos e quais não valem a pena – se o seu site aparece depois da centésima busca com determinada palavra, por exemplo, talvez não compense usá-la.

Coisas para saber sobre o SERPWatcher

Como foi dito anteriormente, a SERPWatcher é uma ferramenta exclusiva da Mangools. Por isso, seus métodos de monitoramento e formas de medir o Dominance Index são únicos e específicos.

É preciso levar em conta que estar estar em primeiro lugar não necessariamente significa o melhor dos mundos no que diz respeito à dominância do site. Isso porque, como vimos, muitas variantes são levadas em conta no momento de avaliar o índice.

Ele é importante pois estuda todo o processo e não apenas um ponto específico. Com o Dominance Index é possível ter um olhar amplo e, a partir daí, montar as estratégias necessárias para melhorar ainda mais o desempenho do seu site.

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