23 / maio / 2023
6 MIN.

Hub de conteúdo

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Produzir conteúdos é trabalhar com diferentes tipos de formatos que podem melhorar o posicionamento de um cliente no Google e atrair mais público para uma determinada marca. O hub de conteúdo é um exemplo, por isso, reunimos tudo o que você precisa saber sobre ele a seguir!

O que é um hub de conteúdo?

Também chamado de pillar page, o hub de conteúdo nada mais é do que uma página que organiza um grupo de conteúdos com uma temática em comum. Com um design criativo, ela consegue chamar a atenção do leitor e direcioná-lo tanto para saber mais sobre um assunto quanto para consumir itens de uma marca.

Isso faz parte de uma estratégia de SEO chamada topic cluster, ou “agrupamento de tópicos”, em tradução literal. Ela foi criada pela Hubspot e conecta justamente a ideia de um conteúdo principal (mãe) abordando todos os tópicos de um assunto e sendo conectado a conteúdos-satélites (filhos), que trabalham palavras-chave específicas.

Hub X landing page

Um ponto importante para quem quer saber mais sobre o hub de conteúdo é a comparação pillar page vs landing page. É comum que muitas pessoas pensem que elas são a mesma coisa, porém, existem algumas diferenças cruciais entre esses dois formatos. A landing page é uma página projetada especialmente para uma estratégia do cliente.

É muito comum utilizá-la para campanhas de datas especiais, como Natal, Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Mães, etc. Ela tem como objetivo uma ação do usuário, geralmente relacionada à compra de produtos. Por sua vez, o hub de conteúdo está voltado a ensinar o usuário sobre determinado assunto. Nele, você tem vários links que levam a outros conteúdos ou até mesmo ao site do cliente. Na LP, os botões são direcionados para a página-destino, como uma categoria ou subcategoria de uma loja.

Qual é a importância de um hub de conteúdo no projeto de SEO?

O topic cluster no SEO é muito bem-visto pelo Google, que está cada vez mais priorizando a melhor experiência do usuário aliada a um bom carregamento da página. Além disso, conteúdos especializados atraem a atenção da plataforma, que valoriza textos com autoridade, especialização e confiança.

De acordo com Gisele Reis, Analista de Estratégia da Gear SEO, que possui mais de dois anos de experiência na área e atua com projeto de hubs diariamente: “O hub também é uma ótima estratégia para organizar as páginas, gerando uma boa arquitetura dentro do site e, consequentemente, uma boa navegação para o usuário. Isso é excelente para o SEO, uma vez que o Google preza muito por essa prática”.

No entanto, não é apenas a estratégia que os hubs afetam. Bárbara Sousa, Líder de Produtos Web na Gear SEO com mais de dez anos de experiência de mercado, a maior parte focada em design e experiência do usuário, afirma: “Em um hub de conteúdo, cada página age como um “hub de verdade”, vinculando-se às subpáginas relacionadas (e vice-versa). Isso cria um cluster de tópicos, ou seja, um grupo de páginas interligadas intimamente a um mesmo tópico”.

Ela ainda completa: “Criando uma estrutura de conteúdo, conseguimos os seguintes benefícios: os rastreadores terão mais facilidade para entender a estrutura do site, mais “autoridade” é transferida às páginas mais importantes, e os usuários terão mais facilidade em navegar pelo site”. “Outra vantagem de trabalhar com esse tipo de estrutura é que, como a página está se conectando DE e PARA páginas relacionadas topicamente, geralmente há muitas oportunidades para isso usando um texto-âncora relevante”, diz Bárbara.

Imagem de uma pessoa anotando algo em alguns papéis

Hub de conteúdo: como essa página é criada?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que é hub de conteúdo, está na hora de saber como ele é feito. Por aqui, trouxemos um pouco sobre o processo da criação do design, do planejamento e, é claro, do texto em si. Confira:

Estratégia

Gisele destaca: “O hub é um conteúdo central onde é realizado um agrupamento com variações do tema selecionado. É possível e indicado que o hub de conteúdo tenha um grande número de páginas linkadas, conhecidas como satélites, para gerar a rede de conexão que se espera”. Por isso, já dá para perceber que o tema escolhido para um hub é algo que pode ser trabalhado de maneira mais extensa. É mais vantajoso tratá-lo como um conteúdo-mãe e ir adicionando os satélites. É claro que a escolha da palavra-chave também depende muito do que o cliente quer, de acordo com seu segmento.

Design

Como você viu, usabilidade é a chave para um bom rankeamento do hub de conteúdo. Bárbara explica: “Sempre que recebo a demanda da criação de um hub, gosto de analisar o cenário e entender o propósito do projeto, isto é, a dor do cliente que queremos sanar. Além disso, costumo realizar reuniões com o time de estratégia para entender qual é a palavra-chave/termo mais importante que vamos trabalhar”.

“Após esse alinhamento interno, realizo calls de briefings com o cliente para entender alguns pontos, como: personalidade da marca, limitações técnicas, restrições e expectativas. Acredito sempre que é um projeto a quatro mãos, e que quanto mais informações pudermos extrair dos stakeholders, mais assertivo será o resultado final”, completa.

Ainda sobre a usabilidade, Bárbara destaca que o design focado no SEO deve, sim, ter foco no usuário — uma percepção que é vista de maneira errônea por muitos designers. “Temos uma área na Gear que tem como o foco o UX, e mesmo em projetos que não têm 100% esse propósito, costumamos aplicar algumas técnicas da área para que ele se adeque o máximo possível ao usuário, e não o contrário”, diz ela.

Outro ponto importante é que cada hub é planejado de uma maneira, alinhado à temática e à marca do cliente. “A ideia é que cada hub seja único e personalizado com a identidade visual da marca”, explica Bárbara.

Produção do conteúdo

A produção do texto do hub de conteúdo deve ser o mais completa possível, mas ainda deixando uma abertura para que o leitor sinta a vontade de explorar os textos satélites. Eles conseguem expandir os temas, falando sobre pontos que talvez não se encaixem dentro da pillar page. É justamente isso que traz mais autoridade para a marca do cliente, permitindo que seja estabelecida uma relação de confiança com o público e o próprio Google. Os tópicos são produzidos com base no design para que possam ser encaixados de maneira assertiva, sem atrapalhar a usabilidade. É possível falar de itens que são vendidos pelo cliente, dependendo do que a página proporciona.

Conclusão

O hub de conteúdo é uma ótima maneira de alavancar a marca do cliente e ainda contribuir para o projeto de SEO. Com o melhor design e a estratégia correta, é possível ter resultados incríveis. Na Gear SEO, você tem todo o suporte para iniciar esse projeto nas áreas de Conteúdo, Estratégia e On-Page.

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