20 / out / 2023
4 MIN.

Intenção de busca

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Compreender a intenção de busca dos usuários é fundamental para criar conteúdo relevante e otimizado. Assim, seu site ou página é classificado e exibido de forma eficaz nos resultados de pesquisa de buscadores como o Google. Isso envolve a seleção adequada de palavras-chave e outros fatores.

Entretanto, como é o processo de aplicação da intenção de busca no SEO? Leia este conteúdo até o fim para ver os principais fatores que influenciam os resultados de pesquisa dos buscadores. Assim, você pode utilizá-los para aprimorar a visibilidade do seu site no Google.

O que é intenção de busca?

A intenção de busca (search intent), de forma geral, refere-se ao motivo pelo qual o usuário realiza uma pesquisa em um mecanismo de busca. Esse tipo de informação é fundamental para profissionais de marketing, criadores de conteúdo e especialistas em SEO, pois ajuda a criar estratégias e conteúdos mais eficazes.

No entanto, é importante ter em mente que existem diferentes tipos de intenções de busca, uma vez que os usuários navegam na internet para encontrar soluções variadas. Os tipos de intenção são divididos em: informacional, navegacional e transacional.

Informacional

Quando os usuários têm a intenção de obter informações, eles estão procurando respostas para perguntas ou detalhes sobre um tópico específico. Por exemplo, alguém pode pesquisar “o que é intenção de busca”, e os buscadores vão exibir diferentes tipos de conteúdo sobre esse tema específico.

Navegacional

Os usuários com essa intenção desejam acessar um site ou página específica. Eles usam os mecanismos de busca como forma de navegar na web e chegar até o destino desejado.

Por exemplo, alguém pode pesquisar “Instagram” em vez de digitar o URL diretamente na barra de endereços do navegador. Dessa forma, os resultados de pesquisa para intenção de navegação costumam incluir links diretos para sites.

Consideração

O estágio de consideração da intenção de busca geralmente envolve um processo de tomada de decisão. Nesse caso, os usuários podem estar comparando produtos, serviços ou opções. Por isso, é comum que os resultados exibidos para essa intenção incluam análises, comparações e avaliações.

As palavras-chave associadas à intenção de consideração costumam abarcar termos como “melhores”, “comparação”, “avaliação”, “alternativas a”, “prós e contras de”, “revisão de”, entre outros.

Transacional

Quando os usuários têm a intenção de comprar algo, eles estão prontos para realizar uma transação. As palavras-chave associadas a essa intenção geralmente incluem termos como “comprar”, “preço”, “loja” ou “cupom de desconto”.

Por isso, os resultados exibidos para essa intenção de busca sempre envolvem páginas de produtos, e-commerces e opções de compras em marketplaces variados.

Como a intenção de busca influencia o SEO?

A intenção de busca é um aspecto que se transforma junto com comportamentos e necessidades dos usuários. Compreender a evolução da intenção de busca é fundamental para manter uma estratégia de SEO eficaz e garantir que seu conteúdo continue atraindo um público relevante.

Com o crescimento do comércio eletrônico, a intenção de busca relacionada a compras online tem se expandido. Os usuários pesquisam avaliações de produtos, comparações de preços, opções de frete e muito mais.

O SEO para e-commerce envolve otimizar páginas de produtos, categorias e conteúdos relacionados a compras. A escolha correta de palavras-chave impacta diretamente a exibição dos resultados mais adequados de acordo com as pesquisas dos usuários.

Com isso em mente, também é importante saber que a intenção de busca pode variar de pessoa para pessoa, sempre levando em consideração o seu histórico de pesquisas, localização e preferências. Por isso, os profissionais de SEO precisam considerar a personalização ao criar estratégias de conteúdo.

Vamos começar um projeto de SEO com a sua empresa?

Fazer uma análise de SEO gratuita

Glossário de SEO