A Keyword Cannibalization é o nome dado a competição interna entre páginas de um mesmo site, que acontece devido a definição de Titles, Headers e Meta-descriptions iguais ou muito semelhantes para todas essas páginas.
É sabido que, para iniciar um projeto de otimização utilizando estratégias de SEO, é necessário realizar uma pesquisa do volume das palavras-chaves que estejam relacionadas com a empresa e também uma análise dos concorrentes.
Entretanto, caso um uso inadequado dessas palavras-chaves seja feito, como, por exemplo, repeti-las diversas vezes em páginas diferentes, sem nenhum tipo de distinção, o site acabará recebendo um ranqueamento abaixo do esperado.
Uma das principais consequências de uma Keyword Cannibalization é o Google não saber qual página é a mais relevante para um consulta especifica se todas estão sendo ranqueadas pelo mesmo termo.
Então, durante a pesquisa, o Google terá que escolher entre essas páginas qual parece ser a mais valiosa para a consulta. Além de perder o valor de busca utilizando essa estratégia, o site perde outras oportunidades de SEO que ajudariam a otimizá-lo e posicioná-lo ainda melhor nas buscas.
Uma das estratégias desperdiçadas é o aumento da taxa de conversão das páginas buscadas no site. Com várias páginas possuindo a mesma palavra-chave, a sua taxa de conversão com certeza será mais baixa do que se houvesse apenas uma focando nela.
O indicado é concentrar esforços apenas em uma aba. A qualidade do conteúdo também será bem menor do que poderia ser. Tendo páginas duplicadas do mesmo assunto, a chance de receber encaminhamentos e links é bem menor.
Além disso, o valor de SEO de uma página segmentada para um determinada palavra-chave que os links externos poderiam aproveitar acaba não sendo o melhor possível. Tendo páginas diferentes visando a mesma palavra-chave, os links externos serão divididos entre elas. Isso acaba, portanto, dividindo o valor do link externo ao invés de focá-lo em uma página apenas.
Há duas maneiras possíveis para resolver a competição interna causada pela Keyword Cannibalization:
Ao invés de replicar a mesma palavra-chave em cada página, pode-se implementar variações ou subdivisões da mesma e, depois, vinculá-la ao termo mais genérico, que acabará funcionando como referencial.
Com isso, o Google poderá saber qual versão é a mais relevante para cada uma dessas consultas. Essa prática não só impede com que os mecanismos de busca classifiquem de maneira pior o site como também impacta diretamente na experiência do usuário, que irá achar a página e o conteúdo desejado.
Além de renomear todas as variações de forma correta, transformando as páginas duplicadas em secundárias é possível deixá-las em evidência utilizando links de redirecionamentos a partir da principal para essas páginas secundárias. Não necessariamente a redireção precisa ser linkada com a palavra-chave exata que rege a página secundária.
Entretanto, ela precisa estar, pelo menos, contida nas chamadas frases de cauda longa, que devem ter total relação com a palavra-chave em questão. Com essa estratégia de organização dos conteúdos, o site estará melhor para ser nevegado, e o Google classificará melhor a página.