27 / fev / 2024
4 MIN.

PageSpeed

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

Criado pelo Google, o PageSpeed é uma ferramenta essencial para qualquer site e para um projeto de SEO bem-sucedido. Ele analisa uma página e sugere mudanças para melhorar a experiência de navegação do usuário. Isso influencia diretamente no modo como os buscadores visualizam aquela URL para indexação.

Esse recurso gratuito agrega ao seu projeto de SEO e ajuda a alcançar os resultados desejados. Afinal, um site é mais do que design e conteúdos completos: muitos outros aspectos são avaliados pelas plataformas para classificar ou não aquela URL entre os primeiros resultados das buscas.

Afinal, o que é PageSpeed?

Ao contrário do que muitos pensam, o Google PageSpeed não é apenas uma ferramenta que mede a velocidade de um site. Ele sinaliza coisas que às vezes passam despercebidas em conferências menos minuciosas.

Juliano Bittencourt, Head de On-Page da Gear SEO, com vasta experiência na área, explica que “o PageSpeed se concentra em capturar a experiência do usuário ao acessar uma página de um site”.

Bittencourt completa que essa “é uma ferramenta gratuita de código aberto criada pelo Google. Com a ajuda dela, conseguimos informações sobre o desempenho de uma página e sugestões de como melhorá-la”.

Como o PageSpeed pode influenciar um projeto de SEO?

Não é segredo que um projeto de SEO é composto por vários detalhes. A experiência do usuário é um dos aspectos que o Google leva em consideração ao avaliar um site. Por isso, o PageSpeed é essencial para apontar o que pode estar errado nas URLs.

“O objetivo dos buscadores é sempre entregar os melhores resultados para os usuários. O tempo de carregamento e a navegação correspondem à etapa inicial que uma pessoa terá de um site, como uma primeira percepção”, diz Juliano Bittencourt.

Nesse sentido, o profissional completa: “Por esse motivo, os buscadores como o Google consideram a velocidade de carregamento de uma página como um fator relevante para o posicionamento dela nos resultados de pesquisa”.

Site lento x experiência do usuário

Você pode estar se perguntando como uma página lenta pode afetar a percepção de quem está acessando. Juliano explica que “um site com carregamento demorado aumenta a taxa de rejeição e afeta a experiência do usuário, fazendo os índices de visitas e conversão ficarem cada vez mais baixos”.

Bittencourt exemplifica: “Imagine o seguinte cenário: você acessa o YouTube e escolhe algo para assistir. No entanto, ao entrar na página, os elementos demoram para aparecer, e o vídeo é o último a ser carregado”.

“Nessa situação, sua experiência com o site será horrível. É para esse tipo de situação que existe o PageSpeed. Ele vai medir o tempo de carregamento dos fatores que contribuem com a experiência do usuário ao acessar uma página”, completa.

Quais são as pontuações do PageSpeed?

Agora que você já sabe o que é PageSpeed e como ele pode afetar um projeto de SEO, é hora de conhecer algumas métricas que a plataforma oferece. Veja dois exemplos a seguir.

Pontuação de velocidade

O PageSpeed Insight apresenta dados do desempenho real de uma página. No quesito velocidade, ele avalia com duas métricas: primeira exibição de conteúdo (FCP) e carregamento do conteúdo DOM (DCL). Isso é dividido da seguinte forma: rápido (no terço mais rápido), lento (no terço mais lento) e médio (no terço médio).

O FCP e o DCL fazem um comparativo de todas as páginas monitoradas no relatório, distribuindo as URLs nas categorias mencionadas. Se é rápido, é porque cada métrica da página é ligeira. No caso de site lento, qualquer uma delas é demorada. O fator médio engloba os dois casos anteriores.

Pontuação de otimização

A ferramenta do Google também avalia as URLs para entender se estão em conformidade com as práticas recomendadas comuns para desempenho. A pontuação é de 0 a 100 e representa o espaço disponível para otimização. São duas áreas básicas para a avaliação:

  • tempo de carregamento acima da dobra: período entre a solicitação de uma nova página, por parte do usuário, e o instante em que o conteúdo acima da dobra é renderizado pelo navegador;
  • tempo de carregamento da página inteira: período entre a solicitação de uma nova página, por parte do usuário, e o momento em que ela é processada de forma completa.

A partir daí, há a categorização em: boa, média e ruim. A primeira é para páginas com 80 ou mais pontos. Já a segunda engloba URLs de pontuação entre 60 e 79. A última é para sites que ficam entre 0 e 59. A partir desses aspectos, a plataforma pode indicar sugestões de melhoria.

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