Glossário de SEO

Topic cluster

O SEO é um processo em constante evolução, e uma das tendências mais interessantes que ganhou destaque é o chamado topic cluster. No lugar de criar conteúdos isolados e sem conexões, o foco é organizar o site de uma forma que sua especialidade em determinado assunto seja exibida nos mecanismos de pesquisa.

Esse método envolve ter uma página principal super informativa sobre o assunto e, em seguida, criar várias páginas secundárias que aprofundam subtópicos relacionados. É uma estratégia que pode auxiliar a visibilidade, pois prioriza conteúdos de alta qualidade devido aos algoritmos. Saiba a seguir o que é topic cluster.

O que é topic cluster?

A ideia por trás de um topic cluster é organizar o conteúdo do seu site para abordar um tópico amplo de maneira abrangente. Um pilar de conteúdo principal (ou pillar page) é utilizado como âncora, cercado por várias páginas secundárias ou posts de blog que tratam de tópicos mais específicos e relacionados.

É uma das tendências de SEO que tem objetivo de melhorar a visibilidade do seu site nos resultados de mecanismos de busca. Para fazer isso, oferece aos visitantes conteúdos aprofundados e relacionados. 

Como citado anteriormente, o Google favorece o ranqueamento de sites que demonstram mais profundidade sobre assunto, além da autoridade, é claro. Isso significa que os conteúdos criados devem ser bem fundamentados e voltados para a conversão dos visitantes, de forma que façam sentido para os objetivos de negócio.

Estrutura de um topic cluster

Ao criar um cluster em uma estratégia de marketing de conteúdo, você está sinalizando para os mecanismos de busca que seu site é uma fonte confiável e abrangente de informações sobre um tópico específico. Geralmente, a estrutura de conteúdo nessa estratégia segue um modelo. Veja a seguir:

Pillar Page

Assim como em um hub de conteúdo, a pillar page será a página central sobre o tópico. Geralmente, ela é extensa e proporciona uma visão completa sobre o tema. O conteúdo pilar é o que vai servir de base para todos os clusters conectados nessa página.

Por isso, ela é um recurso essencial para os visitantes do seu site, uma vez que é por meio dela que eles vão obter informações sólidas a respeito de um determinado assunto. Enquanto fazem isso, eles navegam pelas páginas secundárias do seu domínio para se aprofundar nos temas.

Clusters de conteúdo (ou topic clusters)

Os conteúdos secundários são páginas ou publicações de um blog com informações mais específicas, porém ainda relacionadas com a página principal. Cada uma dessas páginas deve abordar um subtema do tópico amplo e fornecer dados aprofundados.

O que considerar na criação de um topic cluster?

Antes de começar a escrever sobre o tema do seu topic cluster, é importante ressaltar que a pesquisa de palavras-chave deve ser voltada para o tema central. Isso envolve o estudo de concorrência e a seleção de termos que façam mais sentido para a sua marca ou site.

A linguagem interna também é um aspecto fundamental para essa estratégia de SEO. A partir dela, os links são usados para conectar as páginas de conteúdo secundário à página do pilar de conteúdo. Isso ajuda os mecanismos de busca a entender a relação entre as páginas e manter o usuário engajado.

Acompanhar o desempenho das pillar pages e do topic cluster é essencial para ajustar a estratégia com base no feedback do Google e nas atualizações. Incluir métricas como classificações de pesquisa, tráfego e taxas de cliques e conversões é uma possibilidade para melhorar a visibilidade e os resultados.

Além disso, o design das páginas deve apresentar coerência, de modo que o layout da página principal e os clusters secundários sejam consistentes entre si. Dessa forma, você beneficiará a experiência do usuário.

Veja aqui dos termos mais buscados em Marketing Digital e SEO com separados em ordem alfabética.

 

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