Assim como a palavra-chave, o campo semântico é importante para um texto ser bem posicionado no Google quando algum tema é buscado na barra de pesquisa.
Derivado da palavra “semântica”, que significa “estudo do significado”, o campo semântico de um conteúdo geralmente é formado por expressões similares às da palavra chave. Em outras palavras, ele é composto por termos com o mesmo sentido e significado.
Por exemplo: se a palavra chave de um texto for “ração para cachorro”, seu campo semântico pode ter incluso as expressões “ração canina”, “ração para cães”, “ração para cachorro adulto”, dentre outras.
A palavra-chave é responsável por definir as pautas de todos conteúdos, sejam para sites ou blogs. Por meio dela, o analista de SEO irá fazer uso de ferramentas, como o Google Analytics, para descobrir expressões semelhantes ao termo principal.
Assim como a escolha da palavra-chave, ao pesquisar o campo semântico de um texto também deve-se analisar o volume de busca de cada termo. Quanto mais pesquisas os termos tiverem, maiores serão as chances de sua publicação ser encontrada no Google.
Exemplificando a situação, considere um texto cuja palavra-chave é “apartamento” e ela corresponde a apenas 25% do total de alcance orgânico do seu site. O campo semântico, responsável por 75% das visualizações, pode ser composto por expressões mais detalhadas, como “apartamentos novos” e “apartamentos na planta em SP”.
Sigla para Latent Semantic Indexing, o LSI é um algoritmo usado pelo Google capaz de identificar e interpretar palavras-chave, frases e expressões presentes em um conteúdo. Por meio dela, o buscador consegue com mais facilidade verificar se um texto está bem produzido.
Por isso, durante a produção de conteúdo, é muito importante usar o campo de palavras semânticas de forma natural, isto é, não jogá-la em qualquer frase só para critérios de otimização.
Dentre todos os critérios usados pelo LSI ao avaliar um conteúdo, um dos principais é a qualidade. Por isso, saiba algumas dicas de como criar algo e deixá-lo bem rankeado no buscador mais conhecido do Brasil:
– utilize a palavra-chave e o campo semântico no título (H1) e subtítulos (H2, H3…);
– use ferramentas, como o Google Analytics, ao pesquisar palavras semânticas muito procuradas pelos usuários,
– não cometa plágio de nenhum conteúdo da web.
Duas outras ferramentas são muito usadas pelo Google na medição do nível de qualidade de um texto: Semantic Distance e Term Relationships. Ambas, nada mais são do que a famosa escaneabilidade em uma versão um pouco mais robusta.
As duas analisam a coesão e coerência em todas as frases do texto e também a forma como elas se relacionam com o que está escrito nos H1 e H2.
Exemplificando, as palavras presentes em um H2 estão mais próximas do ponto de vista semântico em relação àquelas inseridas no H1 e demais H2 e H3. Ainda, os famosos tópicos – ou bulletpoints – são interpretadas pelo Google como se fosse um único parágrafo no meio do H1, H2 e H3.