22 / maio / 2023
4 MIN.

Meta description

Rodrigo Botinhão

CEO e Fundador - Gear SEO

Sumário

A meta description é uma pequena descrição sobre o conteúdo de um site. Ela aparece no resultado dos principais buscadores da web, abaixo do título e link da página.

Também conhecida como meta tag, essa descrição é responsável por resumir o assunto abordado. Isso ajuda a atrair os usuários para a página e a aumentar o número de cliques.

Como fazer uma meta description?

A meta descrição deve ser escrita brevemente, resumindo de maneira precisa o conteúdo presente na URL. Dessa forma, fica mais fácil para o usuário entender o que encontrará ao acessá-la.

“A meta deve contar com as principais informações que a página trará. Caso seja um conteúdo de e-commerce, também é importante apresentar os diferenciais comerciais, como prazo de entrega, promoções, etc.”, afirma Fábio Cosman, Head de Conteúdo da Gear SEO com mais de 10 anos de experiência na área.

Pensando que a finalidade da meta description é, de fato, incentivar o clique, é válido usá-la para enfatizar que naquela página está o que o usuário procura. Para isso, é possível apostar em propagandas e convites, utilizando termos que o convençam, como “confira”, “garanta já”, “acesse agora mesmo”, entre outros.

Dicas para formular a meta description

Para saber como fazer uma meta description de qualidade, você pode seguir algumas regras básicas. A seguir, confira dicas para formulá-la com eficiência.

Palavra-chave

Pensando nas boas práticas de SEO para meta description, é fundamental que a palavra-chave do conteúdo esteja presente nesse resumo. Esse termo é o primeiro observado pelos buscadores, e sua presença evita que os robôs retirem trechos extensos do texto para usar como descrição.

“A palavra-chave é indispensável na meta description. É importante sempre encaixá-la no conteúdo, de modo que faça sentido e não exceda o limite de caracteres recomendado”, complementa Fábio.

Quantidade de caracteres

Os buscadores da web estabelecem um limite em torno de 150 caracteres para a descrição do conteúdo a ser mostrado em um site. Por essa razão, limite-se a escrever algo em torno dessa quantidade de letras. Caso ultrapasse, a meta description contará com reticências no final, o que pode atrapalhar o entendimento e cortar informações importantes.

Pré-visualização

Pré-visualizar o conteúdo para implementá-lo no site é um bom caminho para localizar e solucionar problemas. Lembrando que tanto uma meta longa quanto uma curta demais podem perder destaque nos principais buscadores, interferindo diretamente nos resultados.

Veracidade

Para tornar a meta description mais atrativa, é possível apostar em propagandas ou convites usando os termos certos, inclusive a palavra-chave. No entanto, é importante lembrar que propaganda falsa não é bem-vinda, ou seja, trabalhe sempre com a verdade.

Duplicidade

Evite ao máximo fazer duas ou mais páginas com a mesma meta description, pois isso pode ser interpretado como conteúdo duplicado. O ideal é que cada página contenha uma descrição diferente, bem como seu próprio título.

Como os buscadores avaliam uma meta description?

Agora que você já sabe o que é meta descrição e como fazê-la seguindo as melhores recomendações, que tal entender como os buscadores avaliam-na? Para começar, é importante ter em mente que esse conteúdo precisa necessariamente ser escrito de forma objetiva e clara, para que seja visto como algo a agregar valor à página em que está implementado.

Os buscadores da internet não utilizam a descrição como um critério de avaliação no momento de decidir qual é o site que mais merece destaque na página de pesquisa. No entanto, eles costumam avaliá-la de maneira a atender a alguns requisitos mínimos para otimizar a busca.

Fábio afirma que a meta deve equilibrar os quesitos técnicos e as informações, sendo vista como uma oportunidade: “Você tem 150 caracteres para convencer o usuário a clicar no link e acessar a sua página. O SEO entra em cena para tornar essa descrição ainda mais atrativa e eficiente, ajudando o usuário a tirar suas dúvidas e se sentir motivado a clicar no seu link”.

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